23.3 C
Guanambi
19.1 C
Vitória da Conquista

QUEM SÃO VOCÊS, CIDADÃOS? O PLURAL DAS PALAVRAS OXÍTONAS.

Mais Lidas

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/198481691″]

Boa tarde, caro amigo ouvinte.
Estamos aqui, em mais uma segunda-feira, para darmos as dicas mais Bakanas para descomplicar o seu Português. Diante disso, precisamos nos atentar às questões simplórias de nossa Língua, pois os concursos estão chegando. Por isso, a 96fm dedicou este espaço para que você se prepare um pouco mais para as provas que vêm por ai. Afinal, aprender nunca é demais! E o Cuidado com a Língua para ajudar você a se sair bem nessas provas. Esse é o nosso compromisso com você: estudar, de forma lúdica, aqueles assuntos que sempre caem nas provas de Português.
Então vamos nessa, porque se somos o que falamos e escrevemos, devemos nos preocupar em usar bem a nossa língua.
No programa de hoje falaremos sobre um dos assuntos mais fáceis da língua portuguesa, mas que, de certa forma, não deixa de causar dúvida e deixar muitas pessoas embaraçadas na hora de falar ou escrever. O tal do plural das palavras.
Como é difícil saber se falamos ãos ou ões. Para acabar com essa dúvida, escolhemos a palavra cidadão como exemplo, pois, apesar de bastante conhecida, é aquela que mais é alvo do erros e equívocos de seus falantes.
Afinal, são cidadãos ou cidadões?
(Inserir a música – Pacato Cidadão –Skank)
Será que o Samuel Rosa também ficou na dúvida? Se bem observamos ele preferiu usar o singular da palavra ao invés de apresentar o seu plural. É… essa palavra promove mesmo muita discussão, pois não há uma justificativa fácil de explicar, a não ser que você conheça também a origem da nossa língua, o latim. É por culpa dele que temos essas confusões. Este é um dos muitos fatos em que o passado põe luz e explicação em aparentes confusões na língua dos nossos dias. Mas… vamos tentar entender para nunca mais confundirmos…
Para entendermos a formação desse plural precisamos recorrer à formação dos plurais das palavras terminadas em ão. Dentro da Língua Portuguesa sempre teremos as regras e algumas exceções, como é o caso dessa palavrinha de que hoje falamos.
Para essas palavras terminadas em ão (a, o, til), nós temos três tipos de plurais aceitos – ões, ães, e ãos. Mas como saber qual aplicar? Boa pergunta, não é mesmo… Então, prestemos atenção.
Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia (coisa que não somos obrigados a decorar, né.. a origem da palavra em latim). Mas, como regra geral, a maioria dos substantivos e adjetivos que terminam em –ão faz o plural em –ões. Vejamos: Balão – balões, Botão – botões, Paixão – paixões.
Quando a terminação –ão recaí sob a sílaba átona – que dizer sem tonicidade, pronunciada mais fracamente- o plural obedece a regra básica de todo plural: acrescenta-se “s” no final: Bênção – bênçãos, Órgão – órgãos, Sótão – sótãos. Observe que essas palavras são paroxítonas, o que nos ajuda ainda mais a entender. Entretanto, entre algumas oxítonas acontece o mesmo: mão –mãos, irmão –irmãos, artesão-artesãos, e o caso de cidadão que é cidadãos.
Portanto, o plural da palavra cidadão é cidadãos e não “cidadões”. É complicado aprender porque pertence à parte das exceções da nossa língua.
Além desses, outros poucos vocábulos têm seu plural em –ães e outros que admitem ainda duas formas possíveis, como: Alemão- alemães, cão – cães, capitão – capitães, – anão – anões e anãos, – ancião – anciãos, anciães e anciões.
Parece complicado não é mesmo? Mas veja que não. É apenas começarmos a usar e a falar certo em nosso cotidiano que essas associações se tornam práticas. Decorar não é a maneira ideal de assimilar esses plurais, uma vez que há muitas exceções e modos de se falar. Portanto, a prática é a melhor maneira de aprendê-los! Pois, é difícil esquecer de algo que é de nosso costume, que já faz parte da rotina. Diga sempre CIDADÃOS e nunca “cidadões”.
É buscando essa rotina que a 96fm, junto com o Mix 96 e o Cuidado com Língua oferecem a você as dicas mais Bakanas para descomplicar o seu Português. Envie sua dúvida para a gente e teremos o maior prazer em responder. Você pode fazer isso através das redes sociais ou pelo site da guanambifm.com.br. O que você não pode é permanecer com esta dúvida. Envie-a para nós. Só a 96fm tem as dicas mais bakanas para você aprender.
Toda segunda-feira, dentro do mix 96, Cuidado com a Língua, comigo, Fernanda Araújo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas