21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

O 4 de Abril na História

Mais Lidas

1835 – É criada a primeira Escola Normal de ensino público da América, em Niterói (Rio de Janeiro, Brasil).

A primeira Escola Normal brasileira foi criada em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1835. O Curso Normal criado em 1835 tinha o objetivo de formar professores para atuarem no magistério de ensino primário e era oferecido em cursos públicos de nível secundário (hoje Ensino Médio). A partir da criação da escola no Município da Corte, várias Províncias criaram Escolas Normais a fim de formar o quadro docente para suas escolas de ensino primário. Desde então o movimento de criação de Escolas Normais no Brasil esteve marcado por diversos movimentos de afirmação e de reformulações, mas não obstante a isso, o Ensino Normal atravessou a República e chegou aos anos 1940/50, como instituição pública fundamental no papel de formadora dos quadros docentes para o ensino primário em todo o país.

farmacia capa

1839 – Fundação da primeira escola superior de Farmácia da América

A Escola de Farmácia de Ouro Preto, hoje vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil).

200px-Munclub1909 – Fundação do Sport Club Internacional 

A maior dificuldade encontrada pelos Poppe, quando se transferiram de São Paulo para Porto Alegre, em 1901, foi a de não encontrarem um clube democrático para a prática do futebol. Na época existiam apenas clubes fechados na cidade (o Grêmio e o Fussball Porto Alegre), privados para aqueles que tinham ascendência germânica. Em 1909 os Poppe convocaram um grupo de estudantes e comerciantes de Porto Alegre para uma reunião, marcada para o dia 4 de abril de 1909, no endereço de número 141 na avenida Redenção (hoje avenida João Pessoa, 1025), com o objetivo de fundar um novo clube de futebol. Começou assim a história do Sport Club Internacional.

Martin_Luther_King_Jr_NYWTS (1)1968 – Martin Luther King Jr foi assassinado.

Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão. Encontra-se sepultado no Centro Martin Luther King Jr., Atlanta, Fulton County, Geórgia nos Estados Unidos

Aniversários

220px-Cazuza_flickrAgenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza,  Cantor e Compositor faria 57 anos se não houvesse falecido em 1991.

02_lucaslucco_bsbO cantor Lucas Lucco faz 24 anos nesse sábado

Dadas Comemorativas

Dia Nacional do Parkinsoniano

497px-Sir_William_Richard_Gowers_Parkinson_Disease_sketch_1886.svgA doença de Parkinson, mal de Parkinson ou paralisia agitante, descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817,1 é caracterizada por uma doença progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina eacetilcolina estão envolvidos na gênese da doença.

Dia do Jipe

images

No dia 4 de Abril é comemorado o Dia do Jipe, que é um modelo de veículo caracterizado como fora de estrada off road, que normalmente possui tração nas quatro rodas. O Dia Mundial do Jipe ou também Dia Nacional do Jipeiro foi escolhido como 4 de Abril, pois faz referência ao tipo de tração comum em veículos dessa categoria, a 4×4.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas