23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Morre em Uberaba, Dom Antônio Alberto, Bispo Emérito de Caetité

Mais Lidas

Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende faleceu na tarde dessa segunda-feira (13). bispo emérito da Diocese de Caetité. Segundo informações do radialista Magal, da Rádio Educadora Santana de Caetité, ele teria sofrido uma queda após um AVC e caiu com a cabeça no chão vindo a óbito, em Uberaba, sua cidade natal.

O Bispo nasceu em 3 de maio de 1926, foi o bispo da diocese entre 1981 a 2003.

A Diocese publicou nota de pesar:

É com profunda tristeza que a Diocese de Caetité comunica a todos o falecimento de Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, bispo emérito desta diocese. Atualmente ele residia em Uberaba-MG, na casa da Congregação dos Estigmatinos e passava temporadas em Caetité. Dom Alberto foi bispo durante 21 anos nessas terras baianas.

Em breve postaremos mais informações sobre o seu sepultamento.

Biografia

Em 1942 ingressou no seminário de Rio Claro, concluindo a formação (Teologia e Filosofia) em Ribeirão Preto. Foi ordenado sacerdote em Sertãozinho em 8 de dezembro de 1953.

Foi vigário, chefe de missões dos padres estigmatinos, mestre de noviços em Verona, na Itália. Foi nomeado bispo diocesano de Caetité em 1981, pelo Papa João Paulo II.

Atuou ainda nas paróquias de Itacaré e Barra da Estiva. Como bispo ampliou o número de padres, muitos deles estrangeiros, e religiosas seculares. Ampliou a emissora de rádio, concluiu o prédio do shopping center Caiçara, e proporcionou amplas reformas e restauração da Catedral de Santana, na sede do bispado. Além disto, sob sua direção, foram erguidas várias capelas nos bairros de Caetité, e ações educacionais nas cidades que compõem a circunscrição.2 Recentemente lançou um livro de memórias Detalhes e retalhos de uma vida, no Salão Padre Ângelo Pozzani, anexo ao Santuário de Nossa Senhora d’Abadia em Uberaba. Jornalista Ellen Gomes conta que o lançamento comemora o 30º aniversário da Ordenação Episcopal deste missionário estigmatino uberabense. Ele foi consagrado no Vaticano, através do saudoso Papa João Paulo II, bispo Emérito de Caetité, na Bahia. O prefácio do livro é assinado pelo professor Márcio Salge e a capa e design gráfico, por Alex Maia.

Homenagem

A Academia Caetiteense de Letras tem em D. Alberto não apenas um dos seus Imortais, como figura dentre os seus Patronos, ao lado de expoentes da cultura local, como Anísio Teixeira, Cezar Zama, e outros.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas