24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

O dia 15 de Abril na História

Mais Lidas

III congresso operário1906 – Primeiro Congresso Operário Brasileiro é realizado no Rio de Janeiro

O Primeiro Congresso Operário Brasileiro aconteceu na Rua da Constituição, 30/32, no Rio de Janeiro, no Centro Galego, iniciado no dia 15 de abril de 1906 e encerrado em 22 de abril, no teatro Lucinda, ao som da Internacional. A tendência predominante foi a libertária, que pode ser identificada pelos registros das discussões e conclusões do congresso, todas de cunho anarquista e anarco-sindicalista.

340px-Glicemia.svg

1923 – A insulina se torna disponível para uso em larga escala por pacientes que sofrem de diabetes

Insulina é a hormona responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Esta é também essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras)

Castelobranco

1964 – Castelo Branco é eleito e empossado presidente pelo Congresso brasileiro com 361 votos, 72 abstenções e 37 ausências.

Nascimentos

Vinci

1452Leonardo da Vinci, artista e cientista italiano

0051117773319casagrande
1963 – Casagrande, ex-futebolista brasileiro.

1974200px-Gabriela_DuarteGabriela Duarte, atriz brasileira.

vc_1504
1975 – Victor Chaves, cantor e compositor brasileiro de música sertaneja.

Datas Comemorativas 

Dia Nacional da Conservação do Solo

interna_dia_da_preservacao_do_solo

No dia 13 de novembro de 1989 foi publicada a lei federal de número 7.876, instituindo 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo. Tal data foi escolhida em homenagem ao nascimento de um conservacionista estadunidense que desempenhou importante papel nesta área: Hugh Hammond Bennett (1881–1960), considerado em seu país como o “pai” da conservação do solo. O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.

arma_mini
Dia do Desarmamento Infantil

dia 15 de abril, Dia do Desarmamento Infantil. Nessa data, lembramos que uma criança nunca deve utilizar e nem brincar com armas de fogo (nem com as de brinquedo).

dia_mundial_do_desenhista_001Dia Mundial do Desenhista

A data foi escolhida em homenagem ao grande gênio italiano Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452. Leonardo da Vinci foi um dos maiores artistas renascentistas e atuava em vários segmentos da arte, principalmente o desenho, que era usado com frequência nos seus estudos, das mais variadas formas. O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre. Trata-se de pessoas talentosas, que criam com papel e lápis.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas