35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

O dia 16 de Abril na História

Mais Lidas

Bundesarchiv_Bild_183-R77767,_Berlin,_Rotarmisten_Unter_den_Linden1945 – Inicio da Batalha de Berlim.

A Batalha de Berlim foi a última batalha ocorrida no teatro de guerra Europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi resultado de maciça ofensiva soviética contra as forças alemãs no início de 1945. Seu planejamento previa o lançamento ao mesmo tempo de diversos ataques no leste da Europa, desde o Mar Báltico até a região dos Cárpatos, com o intuito de invadir os países ainda ocupados pelos alemães e chegar a Berlim e terminar a guerra antes que os Aliados Ocidentais entrassem na capital do Reich. A batalha durou de abril de 1945 até o início de maio. Em um dos últimos dias da batalha,Adolf Hitler cometeu suicídio. Poucos dias depois Berlim se entregava. Por fim, a Alemanha se rendeu seis dias depois do fim da batalha.

diretas2

1984 – Último comício das “diretas Já”, aconteceu em São Paulo – SP, no Vale do Anhangabaú, a maior manifestação pública da história do Brasil – 1 500 000 pessoas.

200px-Paulo_Freire

2012 – Paulo Freire é declarado patrono da educação brasileira.

O educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921-1997) passa a ser reconhecido como patrono da educação brasileira. É o que estabelece a Lei nº 12.612, do dia 13 de Abril, publicada no dia 16. Freire dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre.

Oriundo de uma família de classe média, Freire conviveu com a pobreza e a fome na infância, durante a depressão de 1929. A experiência o ajudou a pensar nos pobres e o levou, mais tarde, a elaborar seu revolucionário método de ensino. Em 1943, chegou à Faculdade de Direito da Universidade de Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o curso, teve contato com conteúdos de filosofia da educação. Ao optar por lecionar língua portuguesa, deixou de lado a profissão de advogado. Em 1946, assumiu a direção do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social de Pernambuco, onde passou a trabalhar com pobres analfabetos.

Nascimentos

230px-Charlie_Chaplin

1889 – Charlie Chaplin, ator e cineasta inglês, imortalizado com o personagem Charlot ou Carlitos, o vagabundo (m. 1977)

240px-Pope_Benedict_XVI_1

1927 – Papa Bento XVI

200px-Andre_Machado_Valadão_do_Diante_do_Trono_(cropped)

1978 – André Valadão

Datas Comemorativas

dia_mundial_voz_min

Dia Mundial da Voz

16 de Abril é o dia Mundial da Voz. Proposto em 2002 é comemorado pela primeira vez em 2003. Pode-se afirmar que o seu objetivo foi alcançado – dar visibilidade à voz.

É unanimemente reconhecido que a população em geral está muito mais alerta às alterações da voz, e que tem permitido o diagnóstico precoce de novas doenças.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas