23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

O dia 17 de Abril na História

Mais Lidas

Lucas_Cranach_d.Ä._-_Martin_Luther,_1528_(Veste_Coburg)

1521 – Martinho Lutero é excomungado da Igreja Católica por suas críticas ao Papa.

Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi ummonge agostiniano e professor de teologia. germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano,contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquiridos pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Tesesem 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhãoda Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Bangu_Atletico_Clube.svg1904 – Fundação do Bangu Atlético Clube no Rio de Janeiro

Bangu Atlético Clube (fundado como The Bangu Athletic Club) é uma agremiação esportiva brasileira, sediada no bairro Bangu na cidade do Rio de Janeiro, fundado em 17 de abril de 1904. O clube utiliza as cores vermelha e branca, o que lhe dá a alcunha de alvirrubro. Manda seus jogos no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, mais conhecido como Moça Bonita, com capacidade para cerca de 10 mil pessoas.

1996 – Brasil: Massacre de Eldorado dos Carajás

Dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia BR-155, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado. Cruz marca o local do massacre em Eldorado dos Carajás. O episódio se deu no governo de Almir Gabriel, o então governador. A ordem para a ação policial partiu do Secretário de Segurança do Pará, Paulo Sette Câmara, que declarou, depois do ocorrido, que autorizara “usar a força necessária, inclusive atirar”. De acordo com os sem-terra ouvidos pela imprensa na época, os policiais chegaram ao local jogando bombas de gás lacrimogêneo.

Nascimentos

globo__Benedito003-Jo_o Miguel J_nior__gallefull1931 – Benedito Ruy Barbosa, publicitário, jornalista e dramaturgo brasileiro

Batoré_piadas1960 – Ivan Gomes (Batoré), humorista e político brasileiro.

200px-Victoria_Beckham_20101974 Victoria Beckham, cantora britânica.

Falecimentos

Bellonair2007 – Nair Bello, atriz brasileira (n. 1931)

200px-Gabriel_Garcia_Marquez
2014 – Gabriel García Márquez, escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano (n. 1927).

Datas Comemorativas

Dia-da-HemofiliaDia do Hemofílico

Também conhecido como o Dia Mundial da Hemofilia, o Dia Mundial do Hemofílico foi criado para divulgar melhor a hemofilia e as suas implicações para quem sofre da doença, aumentado a conscientização da população em geral, reduzindo preconceitos e facilitando a luta pelos direitos dos hemofílicos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas