Fotos e  Informações: Marco Aurélio Fernandes

Redação 96FM

O atual período chuvoso está próximo do fim com o avanço do outono e a média de chuvas em Guanambi pode ser considerada boa se levar em  conta o volume das águas armazenadas nas duas principais barragens do município. Já no começo do ano a barragem de Poço do Magro atingiu quase 100% de sua capacidade, aproximadamente 36 milhões de metros cúbicos. Já Ceraíma recebeu muita água na última semana e já está com quase 90%, o que equivale a aproximadamente 50 milhões de metros cúbicos. Tal reserva corresponde a maior disponibilidade hídrica histórica do município , uma vez que quando a barragem atingiu sua capacidade máxima pela última vem em 1992, a barragem do Poço do Magro ainda não havia sido construída. A Cooperativa dos Colonos de Ceraíma articula apoio e captação de recursos para construção de um novo sistema de irrigação, utilizando tubos em substituição ao antigo sistema de canais que se encontra deteriorado. À substituição visa diminuir desperdícios.

Chuvas de Abril 4 Vezes acima da média

Guanambi tem mês de abril com maior volume de chuva da história, considerando uma média histórica de 42mm para abril, choveu 160mm (4x acima da média) e maio que tem média histórica de 15mm já choveu em apenas dois dias 38 mm ( quase 3x acima da média).

 

Registros de Onílio Jr em 1992

 

um comentários

  1. Guanambi tem mês de abril com maior volume de chuva da história, considerando uma média histórica de 42mm para abril, choveu 160mm (4x acima da média) e maio que tem média histórica de 15mm já choveu em apenas dois dias 38 mm ( quase 3x acima da média) !!!

Deixe uma resposta