27.5 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Homenagens a São Pedro fecham as festas do mês de Junho na região

Mais Lidas

Três municípios da região realizaram grandes festas em homenagem a São Pedro neste fim de semana. Bom Jesus da Lapa, Igaporã e Iuiu ficaram movimentados com shows do cenário nacional.

A dupla Thaeme e Tiago fez dois grandes shows, no sábado em Iuiu e no Domingo em Igaporã. O sertanejo Gabriel Gava também se apresentou em Igaporã no último dia de festa. Em Bom Jesus da Lapa a grande atração foi no sábado, uma multidão compareceu para assistir ao show de Léo Magalhães, um dos artistas mais requisitados do cenário sertanejo atual.

Além das festas musicais, o dia de São Pedro é celebrado pela igreja católica com missas, procissões, novenas e quermesses.

BOM JESUS DA LAPA

11665423_961733210543598_5098162507536896422_n

11698849_961733027210283_1399435609506820021_o

IGAPORÃ

11403501_927144154009201_3475799992233922091_n 11698895_927147910675492_7461726847195765912_n

IUIU

11653360_882814695124224_1425239477_n IMG_3615 (750x552)

O SANTO

Gesupietrochiave

O dia de São Pedro é comemorado nesta segunda (29), as festas em sua homenagem fecham as comemorações dos santos de junho. Pedro(do grego Petrus) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. A igreja católica considera Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica e, até hoje, o detentor do mais longo papado da história, cerca de trinta e sete anos.

Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Aparece ainda uma variante do seu nome original, Simão Pedro, no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10:18) e na II Epístola de Pedro (II Pedro 1:1). No Evangelho de João (João 1:42), Cristo muda seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português), que em aramaico significa “pedra”, “rocha”, nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa “pedra” ou “rocha”, e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.

A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mateus 16:18 (a chamada “Confissão de Pedro”), quando Jesus diz: “E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela.” Jesus comparava Simão à rocha. Desta forma, Cristo foi o fundador da Igreja Católica, fundada sobre Simão Pedro e sendo-lhe concedido, por este motivo, o título de “Príncipe dos Apóstolos”.

Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo André. Simão e André eram “empresários” da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai destes, Zebedeu.

Possivelmente Pedro era casado e tinha pelo menos um filho. Sua esposa era de uma família rica e moravam numa casa própria, cuja descrição é muito semelhante a uma vila romana. na cidade “romana” de Cafarnaum.

Segundo o relato em Lucas 5:1-11, no episódio conhecido como “Pesca milagrosa”, Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus sócios e filhos de Zebedeu, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.

No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que era um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornaria “pescador de homens”.

Nos evangelhos sinóticos, o nome de Pedro sempre encabeça a lista dos discípulos de Jesus, o que na interpretação da Igreja Católica Romana deixa transparecer um lugar de primazia sobre o Colégio Apostólico. Não se descarta que Pedro, assim como seu irmão André, antes de seguir Jesus, tenha sido discípulo de João Batista.

Outro dado interessante era a estreita amizade entre Pedro e João Evangelista, fato atestado em todos os evangelhos, como por exemplo, na Última Ceia, quando pergunta ao Mestre, através do Discípulo amado (João), quem o haveria de trair ou quando ambos encontram o sepulcro de Cristo vazio no Domingo de Páscoa. Fato é que tal amizade perdurou até mesmo após a Ascensão de Jesus, como podemos constatar em Atos dos apóstolos, na cena da cura de um paralítico posto nas portas do Templo de Jerusalém.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas