23.3 C
Guanambi
19.1 C
Vitória da Conquista

Faculdade Pitágoras de Montes Claros vai oferecer curso de medicina em Guanambi

Mais Lidas

Redação 96FM

Foi divulgado na manhã desta sexta-feira (10) a relação de instituições de ensino selecionadas para oferecer 2290 vagas em cursos de medicina em 36 municípios do Brasil. Em Guanambi, a instituição selecionada foi a FIP-MOC – Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.

O anuncio foi feito em coletiva de impressa com o Ministros da Saúde, Arthur Chioro e da Educação Renato Janine. A proposta faz parte programa Mais Médicos, do Governo Federal.

A seleção das instituições foi realizada ao longo de três fases. Primeiro, em fase eliminatória, foram selecionadas as instituições que atendiam aos pré-requisitos relativos à saúde financeira da instituição, do plano de negócios, e da capacidade econômico-financeira para ofertar curso de medicina. Nesta fase, que utilizou metodologia criada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 115 instituições foram habilitadas, entre 216 inscritas. Em seguida, foi analisada a experiência regulatória das habilitadas por meio dos seguintes critérios: indicadores de qualidade das IES vinculadas e indicadores dos cursos da área de saúde, oferta de curso de Medicina, existência residência médica e pós-graduação stricto sensu e processos de supervisão. Nesta fase, 64 propostas foram classificadas.

A fase final, de análise e classificação das propostas, selecionou os melhores projetos. A avaliação foi realizada por especialistas, médicos professores de Medicina de universidades federais, integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas. Foram avaliados o projeto pedagógico, o plano de infraestrutura da instituição de educação superior, de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do município, plano de implantação de residência médica e o de oferta de bolsas para alunos.

 As instituições tem prazo de 18 meses para iniciar os cursos.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas