Tiago Marques | Redação 96FM

O Jornalista André Borges, autor de matérias sobre a contaminação de água por urânio em Lagoa Real, falou ao MIX 96 desta quarta-feira (26) sobre o repúdio dos vereadores de Caetité às informações vinculadas pelo Jornal O Estado de São Paulo. A Moção de Repúdio foi aprovada pela Câmara Municipal de Caetité na sessão da última segunda-feira (26), a indicação foi dos vereadores  Marcílio Alves (PSB) e Mário Rebouças(PCdoB). Para os vereadores, o jornal “agiu de forma difamatória com Caetite´’ e “tratou os fatos com desonestidade”, uma vez que o poço em questão não está na área de atuação da INB e segundo a empresa, trata-se de uma contaminação natural, devido a alta concentração de urânio presente no solo da região.

O jornalista disse que os vereadores assim como qualquer cidadão têm o direito de se manisfestar, mas é um trabalho de reportagem natural como qualquer outro. Ele disse que tudo que foi publicado está baseado em constatações, como os laudos feitos pela própria INB sobre a contaminação da água no poço na comunidade de Varginha, município de Lagoa Real. “Em nenhum momento foi dito que houve contaminação de água em Caetité, apenas citado que a mina de urânio se localiza no município, nos baseamos em documentos, fatos e relatos da comunidade”. Afirmou.

Outro fato destacado pelo autor das reportagens é de que através da publicação, o assunto chegou ao Ministério do Meio Ambiente, ao IBAMA e ao Governo do Estado, os órgãos farão uma força tarefa para investigar a contaminação. Representantes do Congresso Nacional também cobraram explicações da INB. “O objetivo da reportagem não é apontar culpado. A matéria aponta que há um problema, este problema precisa ser dimensionado e a partir daí discutir as causas. Esta assunto já é discutido há muitos anos, várias matérias já falaram sobre a atividade de mineração de urânio na região. As pessoas precisam ter o direito de saber se a água que elas bebem é ou não de qualidade.).” ressaltou Borges.

André Borges disse que já fez várias matérias na região sobre diversos temas, em especial às grandes obras em andamento. Em breve o jornal vai abordar  a questão dos parques eólicos em implantação. A matéria sobre a contaminação por urânio está também disponível em vídeo  na página do Jornal, que já teve mais de 100mil visualizações.

Ouça a participação:

 

Anúncio

um comentários

Deixe uma resposta