Tiago Marques | Redação 96FM

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada no Aeroporto Municipal de Guanambi, registrou a menor umidade relativa do ar deste inverno. Por volta de 13:00 a umidade já era de 19%, o índice chegou a 14% por volta de 16:00 e permaneceu assim até o fim da tarde desta terça-feira, 1ª de Setembro. Aliada a baixa umidade, a variação brusca de temperatura, às 6:00 era de 18ºC e durante a tarde atingiu os 32ºC.

Faltando 20 dias para o fim do inverno, a previsão é que a chuva só caia a partir de meados de outubro de forma isolada e mais constante nos meses de novembro e dezembro, segundo informou o meteorologista Paulo Etchichury em palestra na câmara dos vereadores na última quinta-feira (27).

umidade_baixaBaixa Umidade e Problemas de Saúde

Para suportar o clima seco é importante evitar a exposição ao sol, principalmente entre as 9 e 16 horas, quando o calor e os raios solares estão mais intensos, no entanto, em caso de exposição neste período é importante fazer uso do protetor solar. Também é essencial ingerir muito liquido, principalmente água e sucos naturais, água de coco e chás. Passar o protetor solar; manter a hidratação; umedecer o ambiente com umidificadores de ar; toalhas molhadas ou baldes de água; dormir em lugar arejado; evitar exercícios físicos ao ar livre e dar preferência para comidas leves, saladas, carnes grelhadas e evitar gordura. Neste tempo é muito comum o aumento de doenças respiratórias em geral e ao notar qualquer sintoma a pessoa deve procurar um especialista.

Anúncio

Deixe uma resposta