Tiago Marques | Redação 96FM 

Um dos maiores Jornais do Mundo, o britânico Dailymail, publicou uma reportagem relatando a existência de uma rede de exploração sexual que promove bingos, cujos ganhadores obtêm o direito de explorar sexualmente crianças e adolescentes. A “jogatina” regrada da mais repugnante pedofilia aconteceu no município de Encruzilhada(BA), distante 98Km de Vitória da Conquista(BA) próximo da BR 116, uma das principais rotas de exploração sexual no Brasil.

Exploração Sexual encruzilhada

A denúncia foi feita pela ONG Britânica MeninaDança, que trabalha no combate à exploração sexual no Brasil. Meninas entre 11 e 17 anos são rifadas por aproximadamente 30 reais, se a criança for virgem, esse preço aumenta significativamente. A venda dos bilhetes acontecem em plena luz do dia e nas noites de final de semana acontecem os sorteios. As vítimas são principalmente, meninas de cidades pequenas, áreas isoladas e pobres do sudoeste e sul da Bahia.

exploração sexual encruzilhada 2

Quem também denuncia é o advogado Michel Farias, ele diz que os “eventos” são muito conhecidos e que os pedófilos vem das cidades vizinhas e cidades do sul e sudoeste do estado da Bahia. Ele relata que durante a investigação do caso constatou o acontecimento de um grande sorteio, com presença de muitos homens e que os organizadores fizeram muito dinheiro. O Mix96 entrou em contato com o advogado que confirmou todas as informações do jornal.

exploração sexual encruzilhada

Segundo o delegado de Polícia Civil, Arilando Botelho, as investigações confirmam que adolescentes da região estão sendo rifadas e que as investigações estão em prosseguimento e que o processo está neste momento com o Ministério Público do Estado da Bahia. Quem também investigou o caso foi o Conselheiro Tutelar de Cândido Salles, Fabio Dias. Ele lamenta o fato deste tipo de situação ainda acontecer em algumas regiões do Brasil. Para ele a exploração sexual tornou-se uma parte comum da vida no local. Todo mundo sabe onde ir para encontrar uma garota menor de idade, e os pais na maior parte das vezes são coniventes com a situação.

Os jornalistas britânicos ficaram abismados com a barbárie que encontraram em Encruzilhada, já Warlei Torezani, brasileiro membro da ONG MeninaDança, acostumado a se deparar com tal situação corriqueiramente durante as atuações da entidade, diz que a exploração sexual em áreas rurais remotas, particularmente ao longo das grandes rodovias está encrustada na cultura local, tornando uma regra e não uma exceção. Em Encruzilhada não é diferente, acontece à luz do dia com o conhecimento e cumplicidade de vários munícipes que, diante da situação pouco fazem para barrar a exploração sexual, incluído as autoridades que fingem de cegas. O Brasil tem a segunda maior taxa de prostituição infantil no mundo, e estudos estimam que até meio milhão de crianças estejam envolvidas no comércio sexual.

Atualização

Após a publicação e grande repercussão desta reportagem, o Comandante do 80ª CIPM e da Polícia Militar do Estado da Bahia. Major Joeudo Fiqueiredo Pinheiro emitiu a seguinte Nota:

Venho através deste expediente, informar que as denúncias sobre a existência de exploração sexual de menores no município de Encruzilhada divulgadas na data de hoje (16/09/15), ocorreram há quase um ano e foram devidamente diligenciados tanto pela Polícia Militar da Bahia quanto pela Polícia Civil, sendo, inclusive, já encaminhado o processo ao Fórum para que os autores sejam devidamente condenados. Esclareço ainda que não existe nenhuma evidência sobre a conivência de policiais em relação ao caso mencionado.


Ressaltamos que a publicação do MIX96 foi baseada nas informações veiculadas conforme citado no Jornal Britânico Dailymail segunda dia (15)(http://www.dailymail.co.uk/news/article-3234044/The-Brazilian-town-girls-young-11-RAFFLED-paedophiles-star-prize-underage-virgin.html), e que em nenhum momento foi citado o envolvimento das polícias no esquema, apenas foi abordado o assunto de Exploração Sexual que assola vergonhosamente o Brasil principalmente nas cidades interligadas pelas grandes rodovias que cortam o nosso país.

Tradução e Colaboração: Isac Soares


11 comentários

  1. … Engraçado é que tem um trecho no texto, no último parágrafo, antes da atualização, que diz que as autoridades se fingem de cegas e na atualização tentar fugir do que disse.
    O mal da liberdade de expressão é que se fala até do que não sabe.

    • Este problema é muito antigo e para chegar ao ponto que chegou alguma autoridade falhou, não necessariamente a polícia… Ah, essa citação é parte da tradução do DailyMail.

    • Este problema é muito antigo e para chegar ao ponto que chegou alguma autoridade falhou, não necessariamente a polícia, pode ser políticos, justiça, conselheiros, etc… Ah, essa citação é parte da tradução do DailyMail.

    • O trecho é esse: The organisation, which works with victims of sexual exploitation in the region, said the sick games happen ‘in the light of day’ and with the ‘knowledge of most people – even the police.’

    • Eles colocaram a resposta que o comandante da CIPM deu, em defesa deles e dos policiais, contra a notícia do mix96. Não achei que foi uma contradição do jornal.

Deixe uma resposta