Fãs de astronomia em todo o mundo aguardam ansiosamente para o dia 27 de setembro, o próximo domingo. Isso porque nosso satélite natural irá nos proporcional um espetáculo extremamente raro: um eclipse lunar e uma superlua, ao mesmo tempo.

Tal coincidência só aconteceu 5 vezes no século XX, e a última foi em 1982. Depois do eclipse + superlua do dia 27, só teremos o mesmo evento em 2033. Por isso, se o céu estiver limpo em sua cidade, não se esqueça de contemplar esse belíssimo fenômeno.

Será a segunda superlua do ano, mas dessa vez a lua estará ainda mais próxima do que no mês passado. No Brasil, o fenômeno poderá ser visto em todo o território a partir das 22h, quando a Lua começará a escurecer e ficar avermelhada, fenômeno popularmente conhecido como “lua sangrenta”. Por volta das 23h, a lua estará totalmente eclipsada, só voltando ao normal por volta da 1h30 do dia 28.

Superluas ocorrem por que a órbita da lua é elíptica, e não perfeitamente circular. Por isso, existe momentos em que ela se aproxima mais do nosso planeta, momento conhecido como perigeu. Nesse domingo, a lua aparentará estar 30% mais brilhante e 14% maior que o habitual.

Por sua vez, o eclipse total acontece quando o nosso satélite natural passa pela sombra que o nosso planeta projeta a partir da luz solar que recebe. A cor avermelhada surge por causa da influência da atmosfera do planeta no raios de luz. [Galileu]

Eclipse visto da Lua

A NASA divulgou um vídeo essa semana, onde mostra o eclipse da Lua visto da Lua. A agência espacial disse: “Com a Terra passa na frente do Sol, e tendo o horizonte da Lua em primeiro plano, vemos um anel vermelho ao longo das bordas do planeta.”

Veja o vídeo logo abaixo:

E caso você esteja com o céu nublado, por que a Lei de Murphy sempre pega algum estado brasileiro quando se trata de algum evento astronômico importante, o Projeto Ciência e Astronomia também irá fazer a transmissão ao vivo do evento no dia 27 de setembro, a partir das 21:00 (Horário de Brasília), podendo também ser acompanhado pelo player abaixo.

Durante a transmissão será feito vários sorteios, dentre eles um telescópio, binóculos e vários livros. Não deixe de participar assistindo. (E se inscreva no canal do projeto Ciência e Astronomia tanto no Facebook como no Youtube).

 

Anúncio

Deixe uma resposta