35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

Barragem de mineradora rompe e lama invade distrito em Minas Gerais

Mais Lidas

Rádio Itatiaia

Uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas, rompeu por volta das 16h desta quinta-feira. Nenhuma autoridade confirmou, até o momento, informações sobre feridos, desaparecidos ou possíveis mortos.

Segundo o Sindicato Metabase local, dos feridos que foram encaminhados para o Hospital Monsenhor Horta, um morreu. Ele seria um fiscal e, ao ver a tragédia, teria tido um ataque cardíaco. Moradores da região e líderes sindicais informaram que de 10 a 18 pessoas estão desaparecidas e o número de feridos pode passar de 30. Três viaturas do Corpo de Bombeiros, com helicóptero e cães, estão no local.

vianorte post

De acordo com a Samarco, teriam cerca de 30 pessoas desaparecidas nesse momento. Está sendo feita uma chamada de funcionários para confirmar o número exato de trabalhadores que estavam no local no momento da tragédia.

Atualização G1 – 22:24

O secretário de Defesa Social de Mariana disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos
– enxurrada de lama devastou distrito e vários imóveis foram destruídos
– O sindicato dos trabalhadores da mineradora Samarco, Metabase, estima que cerca de 45 pessoas estejam desaparecidas e os mortos sejam 15. Mas, nenhuma autoridade confirmou, até o momento, o número de mortos ou feridos. No Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, uma pessoa morreu após ser socorrida e quatro foram atendidas com ferimentos. O estado de saúde delas não foi divulgado.
– distrito tem cerca de 600 moradores

barragem

Autoridades irão para distrito de Mariana, local de rompimento de barragem

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o ministro da Integração, Gilberto Occhi, informaram na noite desta quinta-feira que irão, nesta sexta, para o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas.

No local, uma barragem da mineradora Samarco rompeu provocando o alagamento da cidade. Até as 21h desta quinta, uma morte foi confirmada e não havia números oficiais de desaparecidos e feridos.

Sketch Post

Por meio de nota, a Casa Civil a Presidência da República afirmou que o ministro da pasta, Jaques Wagner, entrou em contato com o governo de Minas e informou a presidente Dilma Rousseff sobre a tragédia.

“[Dilma] imediatamente conversou com o governador Fernando Pimentel e colocou o governo federal à disposição do estado de Minas Gerais para atuação no local. O ministro da Integração, Gilberto Occhi, irá para a região amanhã cedo”, diz o comunicado.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) publicou em sua página oficial no Facebook uma mensagem lamentando o ocorrido. “Com imensa tristeza recebi as informações sobre a tragédia que atingiu os moradores de Mariana. Manifesto minha solidariedade e meu sincero pesar às famílias atingidas, em especial à população do distrito de Bento Rodrigues. Contamos que o poder público possa dar o atendimento necessário.”

Funcionários fogem ao notarem rompimento de Barragem

Ao notarem o rompimento da Barragem Fundão, em Bento Rodrigues, no Distrito de Mariana, Região Central de Minas, funcionários da mineradora Samarco usaram um carro para escapar da água que, posteriormente, alagou a área.

Eles gravaram o vídeo no momento da fuga:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas