21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Incêndio gigantesco está consumindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina

Mais Lidas

O incêndio começou no dia 11, quarta feira, e já toma proporções gigantescas, atinge áreas de difícil acesso na Chapada Diamantina. De acordo com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo na região do Mucugezinho, começa em Campo de São João, distrito de Palmeiras, e segue até o Barro Branco, em Lençóis. Em contato com o Jornal da Chapada na noite desta da sexta dia 13/11, o chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Cézar Gonçalves, explica que há um foco regional que envolve esses dois municípios e alerta para que turistas evitem trafegar pela área.

“O que a gente não recomenda que as pessoas façam é percorrer a trilha Lençóis/Pai Inácio, que sai do Barro Branco, pois o fogo está bem nesta região, então é perigoso”. A trilha é muito utilizada por ciclistas, e a atitude é para evitar maiores problemas, já que o “fogo pode avançar por outros trechos”. Ainda conforme Gonçalves, há outro foco no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, mas é um foco que já está há muito tempo e está controlado.

“O fogo está localizado no Vale, mas não está se expandindo, já foi combatido diversas vezes, mas não tem como apagar ele, devido a localização geográfica dele”. O ICMBio ainda não consegue avaliar o estrago causado pelas queimadas. “Não temos noção da extensão, porque estamos muito concentrados em controlar, ainda não tomamos este tipo de medida”, completa.

3

4

2

1

Em relação as ações de combate aos incêndios, os brigadistas estão tendo todo o apoio logístico dos governos estadual e federal, com equipamentos e aeronaves, inclusive na sexta, outro helicóptero foi enviado para ampliar o combate. Segundo Cézar, o único equipamento que poderia ter em maior número é a lanterna de cabeça, que os combatentes necessitam para atuação à noite. Também atuam no combate ao grande incêndio na Chapada Diamantina, o corpo de bombeiros de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, a brigada federal Prevfogo Rosely Nunes, as brigadas municipais Bicho do Mato, ACVIB e Radical Chapada, Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), além das brigadas voluntárias Barra de Estiva e Fazenda Igarashi.

Veja mais aqui http://climatologiageografica.com.br/incendio-gigantesco-esta-consumindo-o-parque-nacional-da-chapada-diamantina/#ixzz3rWcyqrIZ 
Follow us: @Climatologiageo on Twitter | ClimatologiaGeografica on Facebook

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas