23.8 C
Guanambi
17.6 C
Vitória da Conquista

Universidade federal (UFOB) vai aumentar nota final do Enem para candidatos de 80 municípios; veja lista

Mais Lidas

Correio24Horas

A partir do próximo ano, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) dará um bônus na nota final do Enem para os candidatos de 80 municípios baianos. Serão beneficiados os estudantes que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas e morem distantes até 150 quilômetros de qualquer um dos campi da universidade.

Segundo a universidade, os candidatos receberão acréscimo de 20% na nota final do Enem para ingressar no processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes terão de escolher a modalidade de ampla concorrência. A bonificação é válida para todos os 29 cursos da instituição.

“Com o bônus, o candidato deverá optar pela ampla concorrência. Ele não pode, por exemplo, ter o bônus de 20% e concorrer pelo sistema de cotas. O estudante, mesmo que se enquadre no sistema de cotas, mas quiser obter o bônus, deverá optar pela concorrência universal. Uma vez aprovado, e possuindo o perfil de cotista, ele é enquadrado na assistência estudantil. Além disso, o bônus só é concedido a quem alcançar a nota de corte, que vaira de acordo com cada curso”, explicou a reitora da Ufob, Iracema Veloso.

Chamado de Critério de Inclusão Regional, o bônus foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Ufob, para incentivar que moradores das cidades-sede e entorno estudem na instituição. “A nossa universidade faz parte do programa de interiorização do ensino superior. Nós observamos que muitos dos nossos estudantes são de outros estados. Esses estudantes são muito bem vindos, são a razão do nosso trabalho. Mas nos incomoda os estudantes de nossos municípios terem uma universidade próxima de casa não terem acesso”, completou Iracema.

Para acessar os cursos da Ufob, o candidato deve realizar as provas do Enem e se candidatar pelo Sisu. 50% das vagas da instituição são reservadas para os estudantes de escolas públicas. Os candidatos que forem beneficiados pelo Critério de Inclusão Regional e também pela política de reserva de vagas pelo sistema de cotas terão de optar por uma dessas ações afirmativas.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) a iniciativa da universidade é legal e não descumpre nenhum normas do edital do Sisu. Ainda segundo a pasta, as universidades federais possuem autonomia para decidir como as notas do ENEM serão utilizadas durante o processo de seleção dos estudantes.

Procurada, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informou que não possui sistema de bonificação semelhante a implantada pela Ufob, mas que possui “estabelecimento de ações e políticas que visam estimular o acesso dos estudantes do recôncavo baiano e região circunvizinha à esta Universidade”. Já a Ufba informou, por meio da assessoria, não possuir sistema de bonificação para estudantes que moram no interior.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O BENEFÍCIO

Confira abaixo a lista de municípios incluídos no Critério de Inclusão Regional:

Angical, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas