23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Vídeo: Campanha mostra reação de crianças ciganas ao preconceito étnico

Mais Lidas

A Frente Parlamentar Mista  em Defesa da Família e Apoio à Vida lançou um vídeo que visa combater o preconceito sofrido por comunidades de ciganos em todo o país. Crianças leem o significado da palavra “cigano” em um dicionário e reagem ao preconceito.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/magnomalta/videos/1007743822602708/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Há alguns anos, o Instituto António Houaiss publicou em seu dicionário o conceito de cigano que incluía os termos ‘aquele que trapaceia, velhaco’, entre outras coisas do gênero. Na época, o Ministério Público Federal de Uberlândia em Minas Gerais interviu e os termos foram retirados nas publicações futuras

Para divulgar a campanha estão sendo usadas nas redes sociais as hastags ‪#‎soucigano‬ ‪#‎naosoutrapaceiro‬ ‪#‎direitosiguais.

O Povo Cigano

As origens dos Povos Ciganos são, ainda hoje, objeto de estudo. Porém, a teoria mais aceita atualmente afirma que os Povos Ciganos são originários da Índia e que há cerca de mil anos começaram a se dispersar pelo mundo.

No Brasil, o primeiro registro oficial da chegada de ciganos data de 1574: um decreto do governo português que deportava o cigano João Torres e sua esposa Angelina para terras brasileiras por cinco anos. Há presença de pelo menos três etnias ciganas no Brasil: Calon, Rom e Sinti. Cada uma dessas etnias tem línguas, culturas e costumes próprios. (Guia de Políticas Públicas para Ciganos)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas