30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Sebrae lança buscador de licitações públicas para micro e pequenas empresas

Mais Lidas

Revista PEGN

Em vez de gastar horas procurando em vários sites e jornais as licitações publicadas pelos governos federal, estaduais e municipais, os donos de empresas de micro e pequeno porte agora podem concentrar sua pesquisa no buscador criado pelo Sebrae: www.licitacoes.sebrae.com.br. “A ideia é facilitar a vida do empresário, que não tem tempo a perder”, afirma a gerente-adjunta Patrícia Mayana Maynart Viana, da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae.

A busca pode ser realizada por área de atuação (construção civil, moda, turismo etc) ou pode ser mais específica, filtrada por estado, cidade, modalidade, data e palavra-chave. Assim, é possível saber, por exemplo, que no dia 3/12 a prefeitura de Salete (SC) lançou um pregão eletrônico para a aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar – em 10/12 as propostas serão abertas.

O buscador, que começou a ser desenvolvido dois anos atrás, foi lançado em 5 de outubro de 2015, como uma das ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio, encabeçado pela instituição. Hoje, já reúne mais de 8 mil licitações, entre leilões, concursos, pregões eletrônicos e presenciais, concorrências internacionais etc. Por enquanto, a média de acessos diários está em 140.

As informações são coletadas pelo Sebrae em mais de 550 portais públicos de licitações, com destaque para o Comprasnet, do governo federal, e as páginas mantidas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Além deles, cerca de 9.600 prefeituras e órgãos municipais são monitorados.

Oportunidades em alta

“Para compras de até R$ 80 mil, a legislação determina que os órgãos públicos deem exclusividade a micro e pequenos fornecedores. Então, principalmente em nível municipal, existem muitas oportunidades para os pequenos negócios”, afirma Patrícia. “Mas se o empresário não tem informação sobre as licitações, ele perde essa chance. Daí o nosso buscador.”

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Últimas