23.6 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

ANTT ameaça desativar trecho da Ferrovia Centro Atlântica na Região

Mais Lidas

Tanhaçu Urgente

O Sindferro – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe voltou a se mobilizar na tentativa de barrar a iniciativa da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres que publicou no Diário Oficial da União no dia 5 de julho de 2013, a Resolução nº 4.131, que autoriza a empresa a proceder à desativação e devolução dos trechos ferroviários em vários estados do Brasil. Na Bahia a linha Alagoinha/Aracaju já foi desativada.

O temor do Sindicato, é que caso seja concretizada a iniciativa do órgão, as cidades de Brumado, Caculé, Tanhaçu, Urandi, São Felix, Castro Alves, Contendas do Sincorá e outras cidades da Bahia serão afetadas gerando desemprego e abalando a economia do Estado. Nos países desenvolvidos o modal ferroviário/metroviário é responsável por 60% do transporte de pessoas, e no Brasil apenas 3% de passageiros.

A frota de veículos de carga circulando nas estradas brasileiras chega a quase 2 milhões. Existem 377 mil transportadores autônomos e cerca de 10.500 empresas de transportes o que sobrecarrega as rodovias já congestionadas do Brasil.

O Sinferro enviou correspondência aos deputados da Bahia com apelo para que os parlamentares saiam em defesa de investimentos de infraestrutura ferroviária- para evitar o que seria uma tragédia caso a desativação proposta pela ANTT seja concretizada. Para alguns setores a desativação será positiva, pois a linha estaria com sua estrutura ultrapassada, o que seria, inclusive, a causa de vários acidentes que vêm ocorrendo ultimamente, alguns até com vítimas fatais.

A Ferrovia Centro Atlântica foi construída a cerca de 70 anos atrás e deu origem ao povoamento da nossa região e a formação da cidade de Tanhaçu, transportando pessoas e mercadorias, desenvolvendo o comércio destas localidades. Esta importante Ferrovia serviu até de inspiração na composição da música “Expresso 2222” de Gilberto Gil, que era o nome da Locomotiva que ele embarcava na Estação Ferroviária de Tanhaçu, durante a sua infância, juntamente com sua família com destino a Salvador.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas