33.1 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Igreja Católica quer eleições mais limpas e justas na Região

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

O Conselho Pastoral da diocese de Caetité está empenhado em colaborar para eleições mais limpas e justas na Região. A CPD, representada pelo Pe. Osvaldino Barbosa, coordenador das Pastorais Sociais da Diocese, está a frente da campanha que pretende envolver as paróquias de forma a promover a boa convivência com os candidatos, além de realizar debates que auxiliem os cristãos na escolha dos seus representantes.

“A proposta é para que tenhamos um período eleitoral com menos barulho e mais possibilidade de discutirmos os projetos políticos para as nossas cidades”, justificou o Padre. Foi cogitada a preparação de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – para os candidatos assinarem, mas se preferiu o acompanhamento e empenho para o cumprimento dos TACs feitos pelas comarcas eleitorais.

Campanha Suja e Cara

Congestionamento de carros de propaganda volante, abuso de fogos de artifício, pagamentos à cabos eleitorais, carreatas e passeatas financiadas pelos candidatos são comuns na Região. O fato é que tudo isso torna a eleição cara e suja, favorece o abuso do poder econômico e consequentemente a corrupção. O barulho e a força do dinheiro ficam em primeiro plano, o debate sobre os rumos da cidade e a qualidade de vida de seus habitantes é abafado por tanta poluição sonora e visual.

O ministério público eleitoral de algumas comarcas está tomando providências para evitar abusos durante à eleição, através de assinatura de TAC´s com os candidatos, limitando as ações de campanha, vetando o uso de estratégias que maculem o processo. A igreja católica, através da Diocese de Caetité, vai neste sentido para que em 2016 os pleitos eleitorais ocorram de forma sadia.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas