29.6 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

GUANAMBI | – Ato público reuniu profissionais sobre a prevenção e conscientização no combate ao aedes aegypti

Mais Lidas

Um grande ato público realizando em frente ao gabinete municipal na manhã desta terça-feira 01/03 reuniu  profissionais de saúde, entidades e representantes da sociedade civil. Com a presença de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, vereadores e secretários, foi explanado a todos as diversas ações desencadeadas nos últimos meses por toda a estrutura municipal na prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, que pode transmitir a zika vírus, dengue e chikungunya.

Falando aos presentes, o secretário de saúde Manoel Paulo Fraga Rodrigues detalhou todo o planejamento executado nos últimos meses, “e conclamou toda a sociedade a participar, assumindo o cuidado com os locais potenciais para a reprodução do mosquito, visto que mais de 85% dos criadouros estão dentro das residências”, frisou.

Para o prefeito Charles Fernandes, toda a estrutura municipal, orçamento e apoio necessário estão sendo disponibilizados para que todos os trabalhos de prevenção e combate sejam realizados e destacou a atuação dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, “vocês são personagens importantes nesta luta, visitando casa por casa, juntos, continuaremos lutando para vencer esta batalha”, disse.

Segundo Ernivaldo Viana, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, além do trabalho de combate e prevenção, está sendo feito também uma ação educativa nas escolas, associações, com orientação e distribuição de material.

O presidente do Rotary Clube de Guanambi, Ângelo Manoel Gomes falou em nome da sociedade civil de Guanambi, e destacou a importância da união de todos no propósito de combate ao mosquito transmissor de tantas doenças.

PREFEITO ANUNCIA PAGAMENTO DO PISO NACIONAL AOS AGENTES DE CONTROLE DE ENDEMIAS

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Charles Fernandes anunciou o envio do Projeto de Lei na próxima semana para a Câmara de Vereadores, que versa sobre o pagamento do Piso Nacional da categoria dos Agentes de Controle de Endemias. “Este será mais um compromisso assumido, que estamos cumprindo com os sessenta e cinco profissionais que atuam na nossa cidade”.

PLANEJAMENTO

Reunidos antes e após o período chuvoso, o Secretário de Saúde, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e o prefeito Charles Fernandes já traçavam ações que estão sendo desenvolvidas, “toda a nossa estrutura administrativa está trabalhando em sintonia, reforçamos todas as ações e contamos com o apoio da população”, salientou o prefeito.

AÇÕES EFETIVAS

Desde o final o final do último regime chuvoso que a Secretaria de Saúde ampliou a equipe externa de trabalho, foi equipado um carro fumacê que está percorrendo inicialmente os bairros com os maiores índices de notificações e posteriormente toda a cidade, canais, lagoas e terrenos baldios também estão recebendo o devido tratamento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas