28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

IF Baiano Campus Guanambi mantem acervo de umbuzeiros e umbucajazeiras

Mais Lidas

IF Acontece

O IF Baiano – Campus Guanambi tem um papel fundamental na preservação de umbuzeiros e umbucajazeiras. A instituição possui um pomar com 200 plantas de 26 clone  oriundos da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.
O trabalho é coordenado pelo prof. Sérgio Donato, ele desenvolve pesquisas juntamente com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada em Cruz das Almas, BA e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig Norte), com sede em Janaúba, MG. Em outubro de 2007 foram doadas 140 mudas pelas instituições ao Campus, que estão produzindo há quatro anos, outras 60 foram plantadas há cinco anos e iniciarão a produção na próxima safra.
Alguns frutos chegam a pesar mais de 100 gramas
Alguns frutos chegam a pesar mais de 100 gramas

O objetivo do trabalho, além de preservar a coleção de variedades das frutas, é caracterizar aquelas que possuem as melhores características de sabor e rendimento de polpa. A disponibilização do material do acervo para os agricultores ainda depende de autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), órgão do Ministério do Meio Ambiente, já que diz respeito à biodiversidade brasileira.

O assunto foi tema de uma reportagem no site da Embrapa, a Instituição destacou o acervo que o prof. Sérgio Donato mantém no campo experimental do Campus Guanambi, ao falar sobre a importância que frutas como o Umbu podem ter na agricultura familiar.

 

Veja a Matéria Completa no Site da EMBRAPAumbu if baiano campus guanambi

 

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas