30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Campus Guanambi pretende ofertar curso Técnico em Informática para Internet em 2017

Mais Lidas

If Acontece

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Guanambi, a audiência pública sobre a implantação de um novo curso no IF Baiano Campus Guanambi. Estiveram presentes, servidores do Campus, representantes da sociedade local, estudantes e professores do 9º ano da rede pública municipal.

Na abertura do evento, o Diretor Geral do Campus, prof. Roberto Lima, anunciou que após a finalização do concurso, 17 novos professores chegarão à Guanambi para compor o quadro docente da instituição. “O Instituto Federal Baiano vem desempenhando um papel importante na formação técnica, profissional e cidadã em nossa região. Contribuindo não só para o ingresso de nossos jovens na escola pública e de qualidade, como também para o mercado de trabalho e sociedade como um todo. Contamos atualmente com o quadro de 102 servidores técnicos administrativos e 78 professores, a maioria mestre e doutores, entre outros temporários e substitutos. Temos uma previsão de mais 17 novos professores no concurso realizado recentemente”, disse o diretor.

O Professor Woquiton Fernandes apresentou a justificativa da proposta para implantação do Curso Técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio e explicou que a comissão responsável chegou à conclusão que este curso atende aos anseios da comunidade regional, através da aplicação de um questionário de levantamento de demanda. “Essa pesquisa nós fizemos com alunos do 9º ano e com alguns alunos da comunidade. Tivemos 276 dos alunos que responderam ao questionário, onde pedimos que dissessem qual curso eles gostariam de estudar no Instituto, incluindo o curso de informática. O resultado foi que 48% optaram por informática. Um segundo questionário detectou que a maioria dos entrevistados apontavam a área de desenvolvimento de sistemas e internet”, Concluiu o professor.

Já o professor Nivaldo Moreira, Diretor de Ensino do Campus, falou sobre a grade curricular do ensino médio e a professora Paula Patrícia mostrou a grande curricular das disciplinas específicas do curso, que inclui matérias sobre desenvolvimento de sistemas web como páginas web e aplicativos para celulares, instalação e configuração de servidores e redes. “É um curso bem voltado para a prática, se a gente pegar nosso projeto de curso, a nossa matriz, vocês poderão verificar que a maioria, praticamente 100% dos nossos conteúdos curriculares propostos são divididos em teoria e prática e a maioria deles tem acima de 60% de prática em sala de aula”, disse a coordenadora.

Os alunos das Escolas Municipais Dr. José Bastos e Maria Regina Freitas participaram da audiência. As alunas Bianca e Melissa falaram de suas impressões sobre o novo curso. “O Curso é muito interessante porque está abrindo novas vagas para estudantes que querem entrar nessa área de informática que agora está muito concorrida pelo comércio, e que vários alunos possam estar entrando no IF Baiano a partir deste curso,” disse Bianca. Melissa também deixou sua opinião. “Eu achei o curso de informática uma oportunidade muito boa para os alunos que não tem condições de fazer um curso que muitas vezes é particular, a informática é muito importante nas áreas de trabalho”.

O curso Técnico em Informática para Internet, Integrado ao Ensino Médio, destina-se a pessoas que concluíram ao 9º ano do Ensino Fundamental e que procuram formação técnica associada à formação de nível médio. Com uma duração mínima de 3 (três) anos, cursada em período integral diurno, com carga horária total de 3520 horas. A comunidade presente à audiência pública aprovou a indicação do curso e agora o projeto será analisado pelo Conselho Superior do IF Baiano, caso aprovado, a primeira turma deve ter início no primeiro semestre de 2017.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas