29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Igaporã: Eleitores dorme na rua por atendimento no cartório eleitoral

Mais Lidas

Rádio Igaporã

Continuam as reclamações contra o funcionamento do Cartório Eleitoral de Igaporã, responsável pelo atendimento dos eleitores locais, de Botuporã e Tanque Novo. Recentemente, o Professor Waldir Pires Ribeiro de Barros, diretor do Colégio Estadual José Rocha, em Igaporã, publicou uma nota criticando os problemas e o sofrimento enfrentado por quem necessita dos serviços do órgão eleitoral.

“Igaporã está na contramão da evolução normal das coisas. A Justiça Eleitoral criou o cartório da 168ª Zona juntando o município de Igaporã, Tanque Novo e Botuporã, supostamente com o objetivo de melhorar a atenção à população destas cidades. No entanto, o que já era ruim ficou bem pior. Antes as pessoas destas cidades deslocavam-se para a sede do cartório próximo para serem atendidas. Hoje, diante da situação precária de funcionamento do Cartório de Igaporã, as pessoas das três cidades se quiserem ser atendidas devem chegar na frente do órgão a partir das 19:00 horas e passar a noite no local pra conseguir uma das 12 senhas que são distribuídas no início do atendimento”, denunciou o Diretor.

Foto: Waldir Barros

Foto: Waldir Barros

O assunto foi destaque de uma matéria publicada no Blog do Glauber. Segundo o advogado e vereador por Botuporã, Glauber Magalhães, o problema já foi denunciado por vários políticos e populares da região, no entanto, nada foi feito para melhorar os serviços prestados à população. “O sentimento é de que ninguém ouve nem enxerga tal situação. Exemplo maior é Botuporã: fica a uma distância de 49 km de Paramirim, com estradas em perfeitas condições atualmente. Já de Igaporã fica a 67 km, com estradas em péssimas condições de conservação. Mas, mesmo assim, o Tribunal entendeu que o município deveria pertencer à nova zona eleitoral de Igaporã. Diversas pessoas, principalmente os jovens, não conseguem exercer seus direitos políticos, pois quando chegam pela noite, as poucas senhas para o próximo dia quase sempre já se acabaram”, reclama o vereador, que se mostra preocupado com a aproximação do prazo final para o alistamento eleitoral. Glauber acrescenta que tentou contato telefônico com o Cartório, mas não obteve sucesso.

Em conversa telefônica com a reportagem da Rádio Igaporã, funcionários do Cartório informaram que algumas medidas estão sendo tomadas para melhorar o atendimento à população. O cronograma semanal definido destina as segundas e sextas-feiras para atendimento de eleitores dos três municípios. Na terça-feira, atende-se à população de Botuporã, enquanto que na quarta a vez é dos eleitores de Igaporã e, na quinta, de Tanque Novo.

Os funcionários alegaram que o número máximo inicial de quinze atendimentos já foi superado, atingindo até 40 pessoas no mesmo dia. Para evitar o pernoite dos eleitores em frente ao órgão, agentes da Guarda Civil Municipal anotam o nome e o número do RG daqueles que serão atendidos no dia seguinte. No entanto, os servidores ressaltam que as próprias normas impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão causando o atraso nos trabalhos, devido à obrigatoriedade do registro pelo sistema biométrico. O fato já foi motivo de uma solicitação ao Tribunal para que o procedimento seja dispensado, mas, o órgão negou o pedido.

Ainda segundo informações dos funcionários, a lentidão da conexão via internet provoca demoras superiores a uma hora somente para atendimento de um eleitor. A obrigatoriedade da biometria provocou, também, a interrupção na solicitação de segunda via dos títulos eleitorais, que deve ser retomada após as eleições. No cartório, o eleitor pode requerer transferências de domicílio, revisão e alistamento eleitoral. A biometria será obrigatória para todos nas eleições de 2018.

NOTA DA RI: Pouco antes do fechamento desta reportagem, constatamos que eleitores de Tanque Novo passarão a noite em frente ao cartório, aguardando atendimento nesta quinta-feira (7).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas