29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Observatório FG apoia exposição de produtos da agricultura familiar em Pindaí

Mais Lidas

A Faculdade Guanambi, por meio do Observatório FG do Semiárido Nordestino, apoiou a organização e inauguração da Loja do Agricultor Familiar de Pindaí, que aconteceu no último dia 09/05. A iniciativa foi da Central de Associações de Pindaí, associação civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo a defesa da agricultura familiar e a melhoria das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores do campo.

IMG_5885Na inauguração da Loja, foram expostos produtos artesanais, doces, frutas, pães, legumes e objetos de decoração. O Observatório apoiou a exposição como forma de potencializar o evento através de colaborações científicas e sociais e com o compartilhamento de experiências entre agricultores e pesquisadores.

Segundo a professora Deborah Marques, coordenadora do Observatório, a exposição demonstra a força de organização e autonomia do agricultor familiar, “que através da união interna e externa busca construir atitudes positivas ao assumir a agricultura familiar como identidade política, econômica e socioambiental”.

No âmbito do Observatório FG, pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Produção e Saúde Animal no Semiárido (NUPESA) e do Núcleo de Estudo sobre a Mulher do Semiárido Nordestino (NEMUS) estiveram presentes e apoiaram a inauguração da Loja. Para a professora Lana Nóbrega, do NEMUS, a exposição de produtos de origem exclusivamente rural e artesanal, como os da Loja do Agricultor, é o tipo de iniciativa que traz à tona a participação e força da mulher do campo na economia e cultura da região do semiárido nordestino. “Momentos como esses nos emocionam porque são a prova viva de que a academia precisa de mais espaços de interação e escuta das vivências dessas mulheres, que são um exemplo real da resiliência do feminino”, afirmou.

Comunicação FG

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas