29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Secretaria de Assistência Social articula trabalho para reconhecimento da Comunidade de Morro de Dentro como Remanescente de Quilombo.

Mais Lidas

1 (5)
Trabalho já rendeu para a Comunidade de Queimadas, na zona rural de Mutans, a “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo” pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Assistência Social, em um trabalho coordenado pela Assistente Social Rose Gomes realizaram na última semana, a primeira reunião para mobilização e conscientização do processo de certificação da comunidade de Morro de Dentro como Remanescente de Quilombo pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares.

Presente na reunião, Chico Donato, Secretário de Assistência Social  frisou da importância da participação de toda a comunidade no processo e destacou que o reconhecimento faz parte do resgate da identidade da comunidade.

Rose Gomes agradeceu o apoio da Prefeitura de Guanambi, na pessoa do prefeito Charles Fernandes e do secretário Chico, “este é um trabalho árduo, minucioso e que requer muito apoio e  persistência, mas temos a certeza que esta comunidade também terá o merecido reconhecimento”, salientou.

Manoel Pimentel, presidente da Associação Comunitária de Queimadas, que recentemente recebeu a “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo”, falou da satisfação pelo reconhecimento através deste trabalho realizado pela prefeitura.

Participando da reunião, Joca, presidente da Associação da Comunidade do Morro de Dentro agradeceu pelo trabalho desenvolvido, frisando da expectativa da comunidade, “estamos esperançosos, pois temos convicção que todos os levantamentos apontarão no sentido que buscamos”, frisou.

Através da realização do trabalho para o reconhecimento de diversas comunidades guanambienses como remanescentes de quilombo, como foi o caso da Comunidade de Queimadas, a Secretaria de Assistência Social articulou a visita de Rogério Nascimento, técnico da Fundação Palmares, que esteve na comunidade de Morro de Dentro e de Gado Bravo em abril do ano passado, estando diversos trâmites bastante adiantados.

“Este  é um trabalho que visa inserir estas comunidades em um leque governamental, o que poderá ampliar oportunidades para a implementação de  políticas públicas, fortalecendo a identidade dos moradores, além de projetos, que com certeza elevarão a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca Chico Donato.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas