25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Observatório FG fortalece vínculo com setores de Saúde de Guanambi

Mais Lidas

O Núcleo de Pesquisas interdisciplinares em Saúde coletiva (NIPESC), vinculado à plataforma de núcleos do Observatório FG do Semiárido Nordestino, realizou, no último dia 16/05,  reunião com representantes dos setores ligados à saúde do município de Guanambi, com o objetivo de fortalecer vínculos e propor parcerias para a sistematização de dados epidemiológicos.

Na ocasião, o Prof. Carlos Magno, coordenador do Observatório, fez uma breve apresentação do projeto, destacando a importância dos estudos ecológicos e populacionais. Em seguida, o Prof. Tarcísio Viana falou sobre a importância da pesquisa epidemiológica nos serviços de saúde e assim foram abertas discussões que contribuíram para o fortalecimento da parceria e a cooperação destes setores.

03A coordenadora do NIPESC, Profa. Cristiana Mota, afirmou que “o momento foi de grande importância, uma vez quem as parcerias ali firmadas facilitarão o desenvolvimento de pesquisas de grande relevância para a gestão e consequentemente gerar benefícios para a população em geral”.

Alguns projetos do NIPESC estão em andamento, como pesquisas que estudam fatores associados ao abandono do tratamento da Hanseníase e os aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais da leishmaniose visceral, no município de Bom Jesus da Lapa. Também pode ser citada a pesquisa Educação em Saúde no Controle da Tuberculose entre os Usuários da ESF de Guanambi e  Perfil epidemiológico de pacientes com diagnóstico de Zika, Chicunghunya e Dengue em Guanambi.

Estavam presentes na reunião, os professores pesquisadores Tarcísio Viana, Cristiana Mota, Carlos Magno, Ivi Rosine, Ana Karla, Ana Luisa e representantes de setores de saúde,  Ernivaldo Viana, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Guanambi, Paula Melo, coordendora do Departamento de Atenção Básica, Stela Boa Sorte, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de Guanambi e Graça Donato, diretora administrativa do Hospital Regional de Guanambi.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas