23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Abertas inscrições para Narrativas Patrimoniais em Caetité

Mais Lidas

SecultBA

Já estão abertas as inscrições para o programa estadual ‘Narrativas Patrimoniais’ que acontece nos próximos dias 14 e 15, na cidade de Caetité, localizada a cerca de 700 km de Salvador. O programa promove diálogo, fomento cultural e qualificação de agentes públicos, artistas e produtores culturais, especialmente, das áreas de arquitetura, urbanismo, museologia, patrimônio cultural material e imaterial. A ação é criada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O evento será no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), às 15h, na Avenida Contorno, Campus VI. As vagas são limitadas, a inscrição é gratuita e pode ser feita até 13 de junho via link https://goo.gl/ymXKBr e endereço eletrônico narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br.

Em Caetité, na terça (14) acontecem as palestras ‘O Antes e Depois do Tombamento – Registro Especial’, com o diretor de Preservação do Patrimônio do IPAC, Roberto Pellegrino, e a palestra ‘Conservar é Preciso’ com o diretor de Projetos Obras e Restauro (Dipro) do IPAC, Felipe Musse, além da apresentação do projeto de ‘Preservação da Memória Documental da Chapada Diamantina’, por Sayonara Pinto.

Na terça (15), técnicos da Assessoria Técnica (Astec) do IPAC, Milena Rocha e Murilo Jorge, fazem a palestra #PatrimônioEuCuido.

o programa foi lançado em Salvador no último dia 17 de maio (2016) e pretende percorrer várias cidades baianas. Na programação, Salvador, Santo Amaro, Jequié, Serrinha, Ilhéus, Palmeiras, Capim Grosso, Cachoeira e Cabaceiras do Paraguaçu.

“Em todas as cidades, procuramos incluir projetos vencedores e bem sucedidos patrocinados através das linhas de fomento da SecultBA, de modo a estimular novos proponentes para elaboração de projetos”, explica a coordenadora de Editais do IPAC, Ana Coelho. A coordenadora de Parcerias Institucionais do IPAC, Milena Rocha, destaca que o fomento é trabalhado no ‘Narrativas’ com as possibilidades de financiamento e capacitação de recursos para o patrimônio cultural. “Já a qualificação acontece com orientações técnicas para a formatação e elaboração de projetos”, relata Milena.

O ‘Narrativas’ conta com apoio da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) da SecultBA.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – Segundo o diretor de Preservação do IPAC, Roberto Pellegrino, o ‘Narrativas’ traz ainda a educação patrimonial através das palestras em que dúvidas são esclarecidas acerca das ferramentas de proteção aos bens culturais. “Como o tombamento e o registro especial”, diz Pellegrino. Ele ressalta que no mesmo período do evento, técnicos do IPAC realizam vistorias aos bens culturais tombados na cidade, como a Casa de Anísio Teixeira e a Casa da Câmara e Cadeia, dentre outras edificações.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas