22.6 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Bahia alcança 93% de vacinação contra aftosa e prejuízos com a seca

Mais Lidas

Vacinação-AftosaA Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) informou nesta quarta-feira (20) que o índice de vacinação contra febre aftosa na Bahia, nesta primeira etapa de 2016, alcançou  93,84%, o que corresponde a mais de 9,7 milhões de animais vacinados, entre bovinos e bubalinos, independente de faixa etária.

Divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), os dados são da última campanha de vacinação, finalizada em 31 de Maio. As regionais de Salvador (98,05%); Itapetinga (97,95%) e Teixeira de Freitas (97,03%) obtiveram os melhores índices de vacinação, seguidas por Itaberaba (96,24%) e Irecê (95,27%). Destacaram-se ainda os municípios de Acajutiba, Cairu, Cardeal da Silva, Ibitita, Itaparica, Ituberá e Rio do Pires, que alcançaram o índice de 100%.

Desde a última ocorrência de febre aftosa no Estado, em 1997, os resultados obtidos nas campanhas de vacinação vêm se mantendo acima dos 90% exigidos pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

“O Governo do Estado, através da ADAB, está cumprindo com o papel de zelar pelo patrimônio pecuário baiano, já que o controle da febre aftosa é fundamental para a economia do Estado e do País, pois a manutenção do status de zona livre da doença, há 15 anos, evita a imposição de embargos econômicos ou barreiras sanitárias aos nossos produtos”, diz o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O diretor-geral da ADAB, Marco Vargas, acredita que, apesar das dificuldades econômicas e climáticas, os altos índices de cobertura vacinal alcançados mostram que o produtor continua motivado. Em virtude da escassez de chuvas, principalmente nas Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste, houve uma redução no rebanho existente. Essa perda fica visível na comparação com novembro de 2015 (10.783.415) e Maio de 2016 (10.389.079).

Por Bahia Econômica

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas