25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Faculdade Guanambi é credenciada para cadastrar grupos de pesquisa no CNPq

Mais Lidas

A Faculdade Guanambi deu mais um importante passo na consolidação do fomento à pesquisa no âmbito do semiárido nordestino. Após a aprovação para criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e de uma série de outras ações que incentivam a prática da pesquisa científica, a FG foi habilitada a cadastrar Grupos de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), órgão público, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

A inclusão da FG no Diretório de Instituições do CNPq configurou-se após a instituição cumprir os requisitos exigidos pelo Conselho, como por exemplo, possuir curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). A partir de então, a Faculdade Guanambi foi incluída no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), o que a coloca em destaque no cenário das instituições de ensino superior.10896214_861970783862019_2938892950903781356_o

O DGP constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no país. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos, às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas.

Segundo a procuradora institucional da FG, Profa. Dayana Nogueira, a autorização do cadastramento da Faculdade Guanambi é um salto importante no fomento à pesquisa científica na região. “A autorização do nosso cadastramento vai proporcionar maior visibilidade e credibilidade às pesquisas realizadas pelos pesquisadores da Faculdade Guanambi, além de permitir a interação com outras instituições de pesquisa no Brasil”, afirmou.

Para estabelecer os critérios de cadastramento de grupos de pesquisa, a direção acadêmica administrativa da FG publicou, por meio de Portaria, o Regulamento para Cadastro e Certificação Institucional de Grupos de Pesquisa.  O objetivo é induzir a criação de novos Grupos de Pesquisa e a reestruturação de grupos já existentes, possibilitar a integração de pesquisadores em atividades coletivas de pesquisa, promover a Iniciação Científica de discentes e consolidar a pesquisa científica na Instituição.

Acesse o Regulamento e saiba mais.

CNPq – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma  agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Leia também: CONEP autoriza criação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas