30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Guanambi Eleições: Comitês, processos, impugnações

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

Os candidatos à prefeitura de Guanambi inauguraram neste fim de semana seus comitês de campanha, ambos contaram com a presença expressiva do público no primeiro ato público eleitoral desde o início da disputa, mesmo como programações esportivas das olimpíadas acontecendo no mesmo horário. Nilo Coelho discursou para seus pares e abriu as portas do seu comitê no sábado  (20), o evento coincidiu com a disputa da medalha de ouro onde o Brasil sagrou-se campeão no futebol. Já Jairo Magalhães inaugurou seu comitê no domingo (21), mesmo horário da cerimônia de encerramento das olimpíadas. Os comitês dos dois partidos ficam na Av. Santos Dumont.

Zona Eleitoral já registra quase uma dezena de representações

Já começou a habitual batalha judicial que acontece paralela à disputa pelo voto do eleitorado. Em Guanambi a 64ª Zona Eleitoral já tem registradas as primeiras representações por propaganda antecipada/irregular e conduta vedada, os processos pedem aplicação de multa e até declaração de inelegibilidade dos candidatos. A Coligação “Guanambi do Trabalho” acusa Jairo Magalhães e uma rádio comunitária de propaganda antecipada, além também de uso de amplificador de som de forma irregular. Já a coligação “Pra Guanambi Avançar Mais” representou contra Nilo Coelho por propaganda antecipada em um rádio ligada ao seu grupo, e propaganda irregular. Pelo menos oito representações já foram registradas no município, os dados dos processos estão disponíveis no site de acompanhamento processual do TRE/BA.

Comitê sem Placa

9a2883f6-39d3-4594-84d9-64d770c6e1bc
Placas foram retiradas da fachada do prédio onde fica o comitê da coligação

A maioria das representações encontram-se em fase final de julgamento pela Justiça Eleitoral, mas medidas já estão sendo tomadas contra os candidatos que desrespeitam as normas eleitorais. Após representação da Coligação “Pra Guanambi Avançar Muito Mais”, o juiz da 64ª Zona Eleitoral, Roberto Paulo Prohmann Wolf, determinou em forma de medida cautelar de urgência, a retirada imediata da propaganda fixada na fachada do comitê da coligação “Guanambi do Trabalho” e abriu prazo para as alegações da coligação. A coligação pode ser multada caso a justiça entenda que houve irregularidade. A nova legislação eleitoral veda o uso de banner, faixas, outdoors e adesivos que excedam 0,5 m² (meio metro quadrado) de área.

Candidato Impugnado

A coligação “Pra Guanambi Avançar Muito Mais” impugnou a candidatura de Felipe Duarte (PP), candidato a vice-prefeito na chapa de Nilo Coelho. As alegações são de que o candidato se desvinculou de forma irregular da direção da entidade de ensino que é dirigente, já o candidato alega que não cometeu nenhuma irregularidade e que está tranquilo quanto a legitimidade de sua candidatura. O juiz eleitoral abriu prazo para que o candidato apresente as contrarrazões e uma decisão deve ser tomada nos próximos dias. O fato não impede que o candidato continue fazendo a sua campanha.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas