29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

PEC 241: Estudantes já ocupam mais de mil instituições de ensino pelo Brasil, mobilização cresce em Guanambi

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

Estudantes de todo o país estão se mobilizando em protesto contra as recentes medidas do Governo Federal, em especial à proposta da escola sem partido, à medida provisória de reforma do ensino médio e à PEC 241 que limita os gastos de investimento do governo por 20 anos.

Mais de mil escolas estaduais já estão ocupadas, alem de 51 campi universitários e 82 campi de Institutos Federais segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. O MEC enviou ofício para os diretores dos IF’s solicitando que eles delatem os integrantes dos movimentos que devem sofrer ações judiciais por parte do ministério. O ministro Mendonça Filho já ameaçou cancelar a aplicação das provas do ENEM nas escolas que estiverem ocupadas. No Paraná está o maior número de escolas ocupadas, o governo do estado pediu na justiça a reintegração de posse dos locais, porém o pedido inicial foi negado pela Justiça do Paraná.

Mobilização em Guanambi

Em Guanambi, estudantes do IF Baiano realizaram no último dia 13 um protesto bloqueando a entrada do Instituto. Na última quinta-feira (20) uma assembleia foi realizada onde foi aprovado o indicativo de ocupação. Uma nova assembleia deve acontecer nesta semana para deliberar sobre o assunto. Na manhã desta segunda-feira, a seção local do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica – SINASEFE, realiza um debate sobre a PEC241 e seus impactos para a Educação às 8h30.

Estudantes da UNEB também estão mobilizados, eles já realizaram reuniões e atividades de formação política nos últimos dias. Uma assembleia nesta sexta-feira (21) deliberou sobre a ocupação do campus que deve ser iniciada nesta segunda (25).

Entidades e movimentos sociais organizados em torno da Frente Povo Sem Medo preparam para o dia 31 de Outubro um ato unificado a partir das 8h com concentração na Av. Barão do Rio Branco (Praça próxima ao Docelar).

14724641_328872514144196_390463506435101307_n

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas