29.6 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

Incêndio já consumiu 350 hectares de mata em Rio de Contas

Mais Lidas

Reprodução
Reprodução
Mais de 350 hectares já foram devastados por dois incêndios florestais que atingem a área de proteção ambiental (Apa) Serra do Barbado, na zona rural de Rio de Contas (a 683 quilômetros de Salvador), na Chapada Diamantina/Sul, desde o último domingo.
O número foi divulgado, ontem à tarde, pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que está em Rio de Contas coordenando as ações. “Os dados divulgados anteriormente eram uma estimativa de área. Hoje (ontem) pela manhã, os locais atingidos foram sobrevoados, com marcação das coordenadas geodésicas, e chegamos aos 350 hectares já queimados”, revelou.
Ontem, o efetivo de combate em campo era de 17 bombeiros militares, 10 brigadistas voluntários, equipes do Sema/Inema e da prefeitura local, com reforço de 2 aviões tipo Air Tractor e 1 helicóptero.
Preocupação
Conforme o secretário, dois pontos causam maior preocupação. A área próxima ao Pico do Barbado, ponto mais alto do Nordeste, onde os combatentes já tinham controlado as chamas, mas que reascendeu ontem pela manhã, entre o município de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.
Spengler também citou a área na Serra das Almas, “onde o grau de dificuldade de combate é muito alto, tanto pela característica geográfica de terreno acidentado quanto pelos fortes ventos, que impedem o trabalho com as aeronaves”.
Ele salientou que a principal atenção está voltada para a preservação da biodiversidade da Apa, “que possui nascentes importantes, como a dos rios Brumado e de Contas (que desemboca no Atlântico em Itacaré), responsável pelo abastecimento de água em diversas cidades baianas”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas