25.2 C
Guanambi
21.2 C
Vitória da Conquista

Dois fugitivos da cadeia de Guanambi são presos em Montes Claros

Mais Lidas

Dois fugitivos da cadeia de Guanambi (BA) foram presos em Montes Claros (MG) nesta quinta-feira (17) na operação Monte Pascoal, realizada em conjunto pelas Polícias Civil de MG e BA. Vinícius Fogaça fugiu da unidade prisional pela abertura usada para servir as refeições dos detentos. Como a passagem do local é estreita, o detento confessou que fez um regime por 30 dias, para conseguir passar pela abertura.

O outro fugitivo, Leandro Souza, também foi preso 60 dias depois da fuga. Segundo as investigações, enquanto esteve foragido, Leandro dava ordens por telefone para que seus rivais fossem assassinados, sendo que quatro foram mortos. Um terceiro foragido da Justiça também foi detido na operação Monte Pascoal.

Delegados Clécio e Herivelton Ruas (Foto: Michelly Oda/G1)
Delegados Clécio e Herivelton Ruas
(Foto: Michelly Oda/G1)

O delegado Clécio Magalhães explica que duas facções atuam em Guanambi. O líder de uma delas está em um presídio de segurança máxima e o outro é considerado foragido. Em 2015, os dois grupos criminosos foram alvo de operações, e cerca de 100 pessoas envolvidas com as quadrilhas foram presas.

Leandro de Souza, de 23 anos, Elicarlos de Oliveira, de 30 anos, e Vinícius Fogaça, 31 anos, estavam em uma casa alugada, no Conjunto Joaquim Costa, quando foram recapturados. Segundo a Polícia Civil, eles são investigados em vários homicídios e também por tráfico de drogas.

Para os delegados Clécio Magalhães e Herivelton Ruas, que chefiaram as equipes da polícia, a escolha pelo Norte de Minas Gerais se deu pela proximidade geográfica com a Bahia; Guanambi fica a 400 quilômetros de Montes Claros.

“Outro individuo que fugiu da cadeia já se preparava para se juntar com os três aqui, conseguimos prendê-lo em uma van já a caminho daqui”, diz Clécio.

presosmoc

“Os três estavam no mesmo lugar e estamos ainda investigando se eles praticaram algum crime em Montes Claros. Uma outra situação que verificamos é a interação entre bandidos de outro Estado com os de Montes Claros, já que eles escolheram a cidade para se esconder”, destaca Herivelton.




O delegado explica que Leandro de Souza era quem dava ordens para que comparsas deles cometessem homicídios na Bahia. Ele já responde por um homicídio e irá ser indiciado por outros quatro. Antes de ser encontrado em Montes Claros, o rapaz havia sido alvo de outra operação, mas trocou tiros com os policiais e conseguiu fugir. Recentemente, um irmão dele, de 17 anos foi morto a tiros.

“As prisões são importantes, porque já tínhamos o conhecimento de que ele estava programando para cometer mais homicídios na cidade, aceleramos as investigações no intuito de coibir os crimes”, fala Clécio.

Os presos serão levados ainda nesta quinta-feira para Guanambi. Dezenove policiais participaram da operação, 13 de Montes Claros e seis de Guanambi.

Michelly Oda  Do G1 Grande Minas

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas