21.5 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

MOTIRÕ: Estudantes de Jornalismo da FG debatem Justiça e Sociedade

Mais Lidas

A primeira turma do curso de Jornalismo da Faculdade Guanambi está concluindo o primeiro período letivo, nesta sexta-feira (25) aconteceu a última aula da disciplina de Filosofia Geral e da Comunicação. Os estudantes apresentaram trabalhos com assuntos relevantes para a sociedade da Região e para o contexto do profissional de jornalista.

O professor Joscimar Silva usou a metodologia por ele batizada de MOTIRÕ (palavra do vocabulário tupi-guarani que significa reunião de pessoas para o bem comum). “Na história da humanidade é milenar a tradição de reunir pessoas para construir algo que tenha como finalidade a ajuda mutua para melhorar aspectos sociais, é o que chamamos hoje de ‘mutirão’. Convidei alunos de outros cursos para assistirem a apresentação dos trabalhos dos estudantes de Jornalismo, além de assistir eles fazem comentários e opinam”, disse o professor.

O tema do trabalho era a relação da obra de Michael Sandel, Justiça – O que é Fazer a Coisa Certa? – 2009. O livro aborda a questão da justiça social na ótica da equidade entre os cidadãos. O professor propôs aos alunos que relacionassem o tema a questões do cotidiano e à filosofia da comunicação. Os futuros jornalistas desenvolveram visões críticas sobre assuntos como preconceito racial na internet, dificuldades na inclusão social na região, sistema prisional do município de Carinhanha, aspectos da mídia e justiça nas condições trabalhistas das empregadas domésticas, impunidade e deficiências da justiça penal, a mídia e o olhar sob a criminalidade e relações entre justiça, política e comunicação.

15179093_1158292710913638_7787143317816981863_n

A primeira turma do curso de Jornalismo conta em seu quadro discente com profissionais de experiência na comunicação regional, como a radialista Neide Lu de Guanambi e o radialista João Miguel de Carinhanha, entre outros profissionais de cidades da região.

MOTIRÕ

15202605_1158290904247152_368314778844964156_n
Foto Andréia Coutinho

Nas apresentações dos seminários de suas disciplinas o professor Joscimar convida alunos de outros cursos via redes sociais para participarem voluntariamente da atividade. Os alunos são incentivados a postarem fotos e comentários sobre os debates proporcionados pelas apresentações. A banca do MOTIRÕ de Jornalismo foi composta por Hellen Cotrim (Direito), Guilherme Duílio (Ciências Contábeis) e Caique Santos (Psicologia). Neste semestre o professor também aplicou a metodologia nos cursos de direito e psicologia.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas