28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Renova Energia vai vender parque eólico do Alto Sertão II

Mais Lidas

A Renova Energia vai vender o parque eólico Alto Sertão II na Bahia por um valor que pode chegar a 700 milhões de reais e tem como interessados a empresa norte-americana AES e fundos de investimentos e grupos chineses

O parque eólico Alto Sertão II, nos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí na região Centro Sul da Bahia, tem 386 megawatts e está em operação desde 2014. Se concluída a transação, a Renova vai usar o dinheiro para reduzir a alavancagem da empresa, cuja dívida soma R$ 1,6 bilhão, e para concluir a obra do parque Alto Sertão III, também na Bahia e que está com as obras 90 por cento concluídas.

A Renova está descapitalizada e com muitas dívidas e os acionistas buscam um novo sócio para capitalizar a empresa. A Renova, que é subsidiária da Cemig, tem buscado parceiros ou formas de  se capitalizar  desde o fracasso em 2015 de uma transação que previa a entrada da norte-americana SunEdison no capital da companhia, cancelada após dificuldades financeiras da empresa nos EUA.

Para conseguir honrar os compromissos no ano passado, a Renova teve de fazer uma forte reestruturação interna, que envolveu a revisão do cronograma de algumas obras, cancelamento de contrato com sócios, corte despesas e um aumento de capital de R$ 731 milhões feito pelos sócios, entre eles a estatal Cemig, de Minas Gerais, e a LighNos.

A empresa conseguiu pagar parte da dívida e renegociar outra fatia, dissipando a preocupação. Agora, com o dinheiro esperado com a venda do parque, a companhia espera desafogar o caixa.

Armando Avena | Bahia Econômica

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas