23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Caetité: 31ª edição do Encontro de Ternos de Reis encerra festejos natalinos com sucesso

Mais Lidas

Esse domingo (08) ficou marcado pela alegria do 31º Encontro de Ternos de Reis e Violeiros de Caetité e Região, evento que contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caetité, através de suas Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Social e apoio da Rádio Educadora Santana. O encontro levou às ruas da cidade o mais puro folclore, mantendo viva uma tradição de mais de 300 anos.

Com suas raízes nas tradições católicas dos primeiros colonizadores do sertão, os reisados fazem parte dos festejos que celebram o nascimento de Cristo, quando o menino Jesus fora visitado pelos magos que a cultura transformou nos reis Melchior, Baltazar e Gaspar.
Não houve competição entre os ternos que se apresentaram na Praça da Catedral, todos receberam um prêmio pela participação, pois, como disse o Prefeito Municipal, Aldo Gondim, “é um merecimento geral de todos que mantêm viva essa tradição, de uma festa verdadeiramente popular”.

O prefeito aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da administração municipal em continuar apoiando todas as manifestações culturais do nosso município.
Segundo o idealizador do evento, Prof. Luiz Benevides, que pesquisou o histórico da festa em Caetité, ao longo dos séculos a tradição mereceu o registro do ilustre intelectual Teodoro Fernandes Sampaio, que passou pela cidade em 1880 – assinalando a sua importância cultural.

O evento começou pela manhã, com os ternos se reunindo diante da Catedral de Santana, seguido pelo desfile pelas principais ruas até o retorno à Praça da Matriz, quando os ternos recebem a bênção. Dando continuidade à programação, os reiseiros fizeram sua apresentação ao público que foi até o meio da tarde, quando ocorreu um dos momentos mais esperados do dia: o festival de viola.

Em seguida, houve o encerramento final onde os participantes receberam sua premiação.

Via Caetité Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas