33.4 C
Guanambi
25.7 C
Vitória da Conquista

Sesab recomenda vacinação total contra febre amarela em população de 45 municípios baianos.

Mais Lidas

Redação 96FM

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está recomendando a vacinação de 100% da população de 45 municípios baianos, a maioria na região do rio São Francisco. A nota divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica informa sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. A providência foi tomada após a detecção de seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia.

As autoridades de saúde da Bahia ficaram em alerta após a confirmação de diversos casos suspeitos em Minas Gerais. Segundo Maria Aparecida Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, a morte de primatas podem estar relacionadas com circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres..

“O estado sempre monitora a ocorrência de epizootias na região Oeste da Bahia. Como o vírus da febre amarela circula no meio silvestre, não podemos controlar. Se um macaco é acometido pelo vírus, ele morre. Quando isso acontece, ficamos em alerta”, explicou a diretora. Ainda segundo ela, o estado também monitora o mosquito vetor da doença, o Haemagogus.

A Vigilância Epidemiológica também fez alerta para que os profissionais de saúde dos municípios que fazer divisas com os estados de Minas Gerais e Goiás que fiquem atentos a pessoas que vierem destes estados e que apresentam sinais da doença. Os 45 municípios recomendados já estão abastecidos com as doses da vacina, serão priorizadas apenas crianças a partir de nove meses e pessoas que irão viajar para as áreas consideradas de risco.

O tipo de febre amarela detectada em Minas Gerais é do tipo silvestre, registrada em áreas rurais.  No entanto, pessoas infectadas podem servir de vetor para a doença ao serem picados pelo Aedes Aegypti, transferindo a doença para os centros urbanos. Desde 1942 que não registros de febre amarela urbana no país.

Municípios em Alerta com recomendação de imunização de 100%

Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas