23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Fenabran decide que boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco

Mais Lidas

Redação 96FM

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a partir de março, os boletos vencidos poderão ser pagos por qualquer banco. Uma nova plataforma de pagamentos está sendo  implementada e irá permitir o pagamento mesmo após a data de vencimento. A maioria dos bancos deve aderir ao sistema.

O atual sistema de cobranças foi implantado há mais de vinte anos, e segundo a Febranban, precisa ser modernizado.  “A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da federação.

Além do pagamento após o vencimento, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos. Quando o consumidor fizer o pagamento, será feita uma consulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto coincidirem com aqueles que constam no sistema a ser implantado, a operação é validada. “Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias”, afirma a Febraban.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas