23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Petrobras aumenta preço do gás de botijão em 9,8%

Mais Lidas

Redação 96FM

A Petrobras anunciou nesta sexta, 17, aumento no preço do botijão de até 13 kg de gás liquefeito de petróleo para uso residencial (GLP P-13), o ”gás de cozinha”. A alta será de 9,8%, em média,  e começa a vigorar na próxima terça-feira, 21. O último reajuste realizado pela Petrobras  ocorreu em 1º de setembro de 2015 com alta de 11%.

De acordo com a empresa, se o reajuste for repassado, integralmente, aos consumidores, o preço do botijão de GLP P-13 pode ter alta de 3,1% ou cerca de R$ 1,76. “Isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”, afirma.

O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos, mais usados por residências. Outros vasilhames maiores e o gás vendido a granel não terão mudança de preços.

O preço do gás de botijão permaneceu congelado entre 2002 e 2015, como parte de uma política para controlar a inflação.

“Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, disse a estatal em nota.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas