23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais abre inscrições; Guanambi está inclusa

Mais Lidas

Redação 96FM

Com informações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

As inscrições para o Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais, que vai acontecer a partir de 7 de abril, podem ser feitas pelo site www.agentesculturais.com.br . Direcionado a todos os envolvidos com a cultura – artistas, comunicadores, gestores, artesãos, ativistas – o programa vai oferecer cursos gratuitos e presenciais em 16 cidades da Bahia. Com duração de 15 horas, o curso abordará temas fundamentais para a formação de um agente da cultura, como políticas culturais, culturas brasileiras e baianas e organização da cultura.

Coordenado pelo professor e pesquisador Albino Rubim, o programa se propõe a formar ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais e a consolidação das políticas públicas de cultura, voltadas para o fortalecimento da cidadania cultural. É viabilizado por meio de apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia através do edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016 do Fundo de Cultura da Bahia. Tem apoio institucional da Diretoria de Espaços Culturais, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Fundação Pedro Calmon.

Os cursos acontecerão entres os meses de abril e maio. São cinco módulos consecutivos de 3 horas cada. A expectativa é alcançar 1500 participantes. As primeiras cidades a receber o curso serão Salvador e Lençóis, nos dias 7, 8 e 9 de abril.

Em seguida, o projeto segue para os centros culturais dos outros municípios participantes: Guanambi, Alagoinhas, Cabaceiras do Paraguaçu, Feira de Santana, Itabuna, Itaparica, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Salvador (Casa da Música – Itapuã, Centro Cultural Alagados, Centro Cultural Plataforma, Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Santo Amaro, Valença, Vitória da Conquista.

Como parte do processo formativo, o curso vai integrar uma atividade artística em sua programação, a imersão cultural. Cada um dos 20 espaços vai receber um artista, comunicador ou movimentador cultural para apresentar o seu trabalho e provocar reflexões no público. A mostra será levada para a sala de aula e integrada às outras atividades didáticas.

Albino Rubim destaca que a imersão cultural é fundamental para a formação de cada participante. “É muito importante que o agente cultural, para ser um ativista, articulador e mobilizador, deva ser uma pessoa envolvida e encantada com a cultura. Ou seja, deve ser um consumidor e mais que isto um conhecedor da cultura. Um ser aberto sempre a novas fruições culturais. Daí o sentido da inclusão da imersão cultural como momento vital do curso”, avalia o coordenador.

Todas as aulas serão ministradas por professores pesquisadores que integram o CULT -Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Com formação nas áreas de comunicação, produção cultural e ciências sociais, os educadores podem preparar os participantes para atuarem como agentes culturais.
Além dos encontros presenciais, os inscritos ainda podem acessar conteúdos complementares na biblioteca do site. Os textos e vídeos encontrados na plataforma digital servem para ajudar o agente cultural a fundamentar as práticas que fazem parte do seu trabalho.

As inscrições estão abertas no site: www.agentesculturais.com.br. Para participar, basta ter mais de 16 anos e interesse na área da cultura. Como não há seleção, as inscrições terminam conforme a quantidade de vagas, que varia em cada localidade que receberá o curso. Aqueles que participarem em pelo menos 75% das atividades receberão por e-mail certificado de extensão de 15 horas da UFBA.

Programação:
Semana 1:7, 8 e 9 de abril (sexta a domingo)
Centro Cultural Plataforma (Salvador)
Casa da Música (Itapuã-Salvador)
Casa de Cultura Afrânio Peixoto (Lençóis)

Semana 2: 27, 28 e 29 de abril (quinta a sábado)
Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica)

28, 29 e 30 de abril (sexta a domingo)
Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana)
Espaço Cultural Alagados (Salvador)
Casa de Cultura (Mutuípe)
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista)

Semana 3: 5, 6 e 7 de maio (sexta a domingo)
Cine Teatro Lauro de Freitas (Lauro de Freitas)
Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu)
Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença)
Espaço Xisto Bahia (Salvador)

Semana 4: 12, 13 e 14 de maio (sexta a domingo)
Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna)
Centro de Cultura ACM (Jequié)
Cine Teatro Solar Boa Vista (Salvador)

Semana 5: 19, 20 e 21 de maio (sexta a domingo)
Teatro Dona Canô (Santo Amaro)
Centro Cultural de Guanambi (Guanambi)
Centro de Cultura de Porto Seguro (Porto Seguro)
Centro de Cultura de Alagoinhas (Alagoinhas)

Semana 6: 26, 27 e 28 de maio (sexta a domingo)
Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro)

Saiba mais: www.agentesculturais.com.br

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas