21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Projeto de extensão auxilia produtores de mandioca em Guanambi e região

Mais Lidas

No último sábado, 25/03/17, aconteceu no Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, um Ciclo de Palestras que teve como tema central: O Cultivo da mandioca na agricultura familiar. O evento teve como público alvo estudantes dos cursos Técnico Integrado em Agropecuária, Técnico Subsequente em Agricultura, Técnico Subsequente em Zootecnia, Superior em Engenharia Agronômica e Agricultores familiares da região de Guanambi.

O Ciclo de Palestras marcou a finalização de um projeto de extensão desenvolvido pelas estudantes de Engenharia Agronômica Marineide Ferreira e Valéria Nogueira, sob a orientação da professora Suane Cardoso e colaboração de Jéssica Hellen Teixeira, estudante do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido. Durante a execução do projeto, as estudantes visitaram diversos produtores das comunidades de Ceraíma e Baú, ambos de Guanambi, e Tanque, município de Pindaí. Nestas visitas foram identificados problemas corriqueiros que limitam a produção da mandioca nas propriedades. A partir do diagnóstico, os produtores receberam orientações sobre estratégias de manejo do solo, água e da cultura para aumentar a produtividade e qualidade das raízes. Além disso, observou-se desestímulo por parte dos produtores em cultivar mandioca, devido o ciclo longo da cultura e escassez de água para irrigação nos últimos anos.

O Ciclo de Palestras contou com a participação das Estudantes que executaram o projeto, Marineide Ferreira, Valéria Nogueira, Jéssica Hellen Teixeira, do Dr. Juan Paulo Xavier de Freitas, servidor da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) e colaborador da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas e do Professor Dr. Alexsandro dos Santos Brito, servidor do IF Baiano, Campus Guanambi.

O evento contou também com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Agroindústria, como monitores.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas