23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Vídeo: IF Baiano realiza Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, sediou o I Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo e a I Feira Agroecológica. O evento foi realizado no último sábado, dia 06 de maio e organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), projeto coordenado pela professora Felizarda Bebé, aprovado no CNPq em chamada pública conjunta com o Ministério da Agricultura e Ministério das Comunicações, Ciência e Tecnologia.

O Seminário contou com a participação de estudantes, pesquisadores, técnicos de extensão rural, agricultores e agricultoras familiares. O professor do Campus Valença, Sérgio Ricardo Matos Almeida, palestrou sobre técnicas para evitar o uso de agrotóxicos. A professora Felizarda Bebé relatou em sua palestra as experiências que o NEAPO vivenciou no Território Sertão Produtivo. Cristiane Nascimento Santos palestrou sobre extensão rural e ações da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.

Também foram realizadas várias oficinas sobre práticas agroecológicas. Os participantes aprenderam sobre produção de biofertilizantes, práticas conservacionistas do solo, recuperação de áreas degradadas, defensivos naturais, compostagem, controle de pragas e doenças, plantas alimentícias não convencionais, Qualidade de água, entre outros.

Envolvidos no Evento:

  • Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Urandi
  • Sindicados dos Agricultores de Caetité
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guanambi
  • Associacao do Grupo de Economia Solidaria de Candiba
  • Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia
  • Movimento dos Pequenos Agricultores
  • CESOL – Centro Público de Economia Solidária
  • CASA – CENTRO DE AGROECOLOGIA DO SEMIÁRIDO
  • Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – Secretaria de Desenvolvimento Rural DO GOVERNO da BAHIA

Direção Geral do Campus – Pro-reitoria de Extensão, Coordenadoria de Ensino, Direção de Ensino, Unidade de Tecnologia da Informação, Coordenação de Suplementação e Logística, profissionais de conservação e limpeza e demais envolvidos.

Aconteceu ainda a I Feira Agroecológica do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi, os detalhes você confere no Próximo Vídeo.

Fotos do SeminárioVeja também a  reportagem e as fotos da I Feira Agroecológica

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas