21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Caetité: prefeitura lança “Banco do Povo”

O Banco Comunitário 2 de Julho tem apoio da Prefeitura de Caetité em parceria com o Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB)

Mais Lidas

Na última sexta-feira (21.07), o prefeito de Caetité, Aldo Gondim se fez presente no Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), para oficializar o Banco Comunitário 2 de Julho.

O ” Banco do Povo” como se chamará por enquanto, funcionará em um espaço na Praça do Mercado em Caetité, e contará com sua própria moeda, o “Caeté”, nome do grupo indígena que teria povoado primitivamente o município. 1 Caeté equivale a 1 Real. Durante o lançamento foi posto a venda um kit da moeda que compõe de cada valor, composto por 50 caetés: 1 Caeté, 2 Caetés, 5 Caetés, e 10 Caetés.

O Banco Comunitário foi uma iniciativa da Associação da Irmandade Rural de Lagoa de Dentro, Cinzeiro e Adjacências, por sua presidente, Dilma da Silva, que esteve na capital baiana em busca de meios para que o projeto fosse levado a termo.

Simáia Barreto da UFBA, destaca que é um momento importante para a economia local. “A experiência do Banco Comunitário, por ter ido bem em vários lugares do Brasil, pode se tornar algo muito singular em Caetité, inclusive, sendo referência em nível de estado e até para outras organizações”, destacou Simáia.

Ainda não existe data para a inauguração do Banco, pois o local onde sediará o órgão está em reforma. Posteriormente será feito junto ao comércio da cidade um credenciamento para o uso da moeda social e o cadastro para os futuros clientes que irão fazer empréstimos.

O prefeito diz que a ideia de um Banco do Povo encaixa-se perfeitamente com o seu projeto de governo em geração de emprego e renda. “O banco do povo é um instrumento que visa motivar, incentivar e instrumentalizar a ideia de economia solidária, de fomento ao cooperativismo e às atividades de associações e da agricultura familiar”, declarou o Prefeito.

Gondim destaca que a prefeitura abraçou e apoiou a ideia do Banco e quer ampliar o projeto. “Às vezes, muitas pessoas têm ideias empreendedoras, querem trabalhar, mas não têm como financiar. E através desse banco, será possível. Por esse motivo, nós não só abraçamos esse projeto, como somos grandes entusiastas, principalmente para que ele contribua para o escoamento da produção da agricultura familiar”, finaliza prefeito.

Na oficialização do Banco Comunitário estiveram presentes parte dos secretários municipais, representantes do Nucleo Museológico do MASB que é parceiro do Banco Comunitário, Movimento de Mulheres e membros de associações de Caetité e Guanambi.

Informações da DIRECOM/Prefeitura de Caetité.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas