26.8 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Uneb de Guanambi sediará congresso internacional de atividade aquáticas

Mais Lidas

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII (Departamento de Educação – Guanambi), sediará o I Congresso Nordeste de Atividades Aquáticas (I CONATA) e I Congresso Internacional de Atividades Aquáticas (I CONIATA). Os eventos estão marcados para acontecer entre os dias 26 e 28 de outubro deste ano.

O I CONATA e o I CONIATA nasceram como atividades do projeto de extensão “Ti-bum: aprendendo a nadar” e das disciplinas de Laboratório de vivências e reflexões de práticas corporais (Natação) e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Natação, do curso de Licenciatura em Educação Física. O tema do congresso é “Indisssociabilidade na formação: fomentando o ensino e a pesquisa com a extensão” contém 8 eixos temáticos, são eles:

Eixo 1: Atividade Aquática e Saúde
Eixo 2: Atividade Aquática e Treinamento
Eixo 3: Atividade Aquática e Práticas Pedagógicas
Eixo 4: Atividade Aquática, Formação e Atuação Profissional
Eixo 5: Atividade Aquática, Inclusão, Diferença e Gênero
Eixo 6: Atividade Aquática, Recreação e Lazer
Eixo 7: Atividade Aquática e Gestão
Eixo 8: Atividade Aquática e Tecnologias

O formulário para inscrições para o CONATA e CONITA e a programação estão disponíveis na Página do Evento.

Projeto de Extensão ensina crianças de escola municipal a nadar

Divulgação “Ti Bum”

O projeto de extensão “Ti-bum: aprendendo a nadar” atende a 30 alunos de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Dias Guimarães em Guanambi. O projeto tem como objetivo criar oportunidades aos alunos do curso de Educação Física de vivenciar e refletir as incumbências da profissão, de desenvolvimento da criatividade e da intervenção no processo ensino-aprendizagem da natação e objetiva a concretização de uma proposta lúdica de natação, contribuindo para o planejamento, desenvolvimento e monitoramento de aulas. Estudantes monitores voluntários, monitores bolsistas estagiários, participam das atividades, juntamente com a professora Marília Freire, coordenadora do projeto.

As aulas de natação tem duas fases, uma de iniciação e uma segunda de aprimoramento. A iniciação prioriza as vivências aquáticas, sendo compostas por exercícios específicos, educativos, aulas temáticas e jogos, buscando valorizar as atividades lúdicas. Já aprimoramento visa promover o aprendizado dos quatro estilos da natação.

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas