23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Guanambi: Alunos do curso de Jornalismo da FG debatem questões raciais

Mais Lidas

Willian Silva – redação do Blog

Na noite de quinta-feira (24), estudantes de Jornalismo da FG, da disciplina Comunicação e Relações Étnico Raciais, ministrado pela professora Adriana Bomfim, debateram em sala de aula o tema “A invenção do Ser negro”. Presidindo o debate, o convidado foi o professor caetiteense Sebastião Carvalho (Tião Carvalho), docente da UNEB campus Guanambi.

No debate foram abordados diversos temas pelo professor Tião como a polêmica questão das cotas raciais; ele, ainda, apresentou dados preocupantes referentes ao acesso da comunidade negra nas áreas de saúde, educação e inclusão social. A situação dessa comunidade, especificamente, ainda requer uma atenção maior por parte dos gestores das cidades, estados e do Governo Federal para que os negros conquistem condições de igualdade perante os brancos.

De acordo com a professora Adriana “essa roda de conversa faz parte de uma série de atividades que ocorrerão ao longo da disciplina com a finalidade de discutir e esclarecer questões pertinentes às relações étnico raciais e ao papel do profissional da comunicação como formador de opinião e potencial formador de opinião e potencial transformador de posturas preconceituosas e segregadoras que, ainda, imperam em nossa sociedade”.

Ao final, o prof. Tião Carvalho, que é ex-secretário de Cultura de Caetité, exibiu um vídeo intitulado “Deixa o erê viver”, o qual faz um apelo pelo fim do genocídio contra os jovens negros. Carvalho agradeceu o convite e prometeu retornar em outras oportunidades, pois o assunto é vasto e merece maiores debates. Confira as fotos:

Foto: Willian Silva
Foto: Willian Silva
Foto: Willian Silva
Foto: Willian Silva

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas