23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

O Brasil será atingido por furacão mais forte que o Irma?

Mais Lidas

O furacão Irma, que deixou 41 mortos em sua passagem pelo Caribe e a Flórida, nos Estados Unidos, é o mote da mais recente notícia falsa a iludir internautas brasileiros em redes sociais e no WhatsApp. Um texto publicado pelo Revista NP, blog já conhecido pelas mentiras que espalha, garante que o Brasil será atingido por um furacão ainda mais devastador que o Irma, cuja categoria chegou a 5 na escala Saffir-Simpson, a mais alta possível. “Meteorologia prevê furacão no Brasil 4x mais forte que Irma nos EUA”, é o título da “reportagem”, replicada por outros sites, como o Gospel Five e o Rota da Notícia.
Leia abaixo o que diz o texto:
“Hoje eu estava lendo algumas notícias na internet e me deparei com uma notícia que me deixou assustado, eu li que um furacão pode atingir o Brasil ainda esta semana segundo informações da meteorologia. Furacão pode atingir o Brasil segundo meteorologistas. Os bombeiros de todo o Brasil estão em estado de alerta por conta de um possível furacão previsto para esta semana em terras brasileiras. Furacão no Brasil tem 85% de chances de acontecer segundo Instituto. O IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente) deixou claro que há cerca de 85% de chances de um furacão passar pelo Brasil ainda esta semana. “Provavelmente conheceremos a fúria de um furacão. E preparem-se pois o furacão que está se aproximando terá cerca de 10 vezes mais força que o Katrina, que devastou os EUA em 2005. É bom que estejamos preparados para o pior, por isso os bombeiros já estão fazendo um treinamento próprio para lidar com este tipo de situação” disse Fraga Mello, capitão de emergências do IMBRAIM.”
Após publicar a notícia falsa, ontem, o Revista NP foi suspenso nesta terça-feira. Quem visita o endereço se depara com um aviso de que “this account has been suspended” (esta conta foi suspensa):

No perfil do blog no Facebook, no entanto, é possível ver que o próprio publicou um desmentido do boato sobre o furacão que atingiria o país. Até onde é possível ler, o site afirma que “a notícia é falsa, graças a Deus o Brasil não tem nenhum furacão recentemente relatado”. Não tivesse o Revista NP voltado atrás, não faltariam ao leitor elementos para atestar que se trata de uma notícia falsa. Em primeiríssimo lugar, o bizarramente nomeado Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente (IMBRAIM) simplesmente não existe. A estimativa de que há 85% de chances de um furacão atingir o país, portanto, é fictícia, assim como o tal Fraga Mello, “capitão de emergências do IMBRAIM” e responsável pelo alerta. Além disso, o texto do boato cita apenas o furacão Katrina, que em 2005 deixou 1.833 mortos em sua passagem pelas Bahamas e os estados americanos de Flórida, Louisiana, Mississippi e Alabama – e sequer menciona o Irma. Isso acontece porque a notícia falsa sobre a tormenta no Brasil foi publicada originalmente em 2013. A primeira versão, criada pelo site Jornal VDD, é arrematada pelo seguinte trecho, que entrega o ano de criação da lorota: “Gente se isso for verdade mesmo temos que pedir muito a Deus para que desvie esse furacão para bem longe, que deu medo isso em mim deu meu amigo e em você? Se você tem medo de um furacão no Brasil em 2013 Compartilhe esta notícia no botão abaixo”. Na ocasião, o Climatempo, site especializado em meteorologia, desmentiu o boato. Por meio de um vídeo publicado no YouTube, a meteorologista Josélia Pegorim declarou que “não existe nenhum furacão, nenhum tornado. Aliás, tornado pode até aparecer. Mas furacão não tem nenhum para entrar aqui”. (voz da bahia)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas