24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Estudantes do IF Baiano vão aprender Kung-Fu

Mais Lidas

Uma nova atividade de natureza esportiva está prestes a ser iniciada no  Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, trata-se do “Projeto Ação Marcial”, que visa incentivar a prática de Kung-Fu e promover a qualidade de vida dos participantes. O projeto foi contemplado pelo edital de chamada interna Nº02/2017, da Pró-reitoria de Extensão. Este edital teve como objetivo selecionar projetos de extensão de natureza esportiva, artística e cultural.

A iniciativa de ensinar Kung-Fu nas escolas nasceu no ano de 2005, no município de Caçapava, interior de São Paulo, através da Associação de Kung-Fu Shaolin do Sul. De lá pra cá, o “Projeto Ação Marcial” vem sendo expandido para outras regiões do país. O responsável pela aplicação no Campus Guanambi é o técnico administrativo Alencastre Honório Moura, atualmente ele atua como professor 3º Duan de Kung-Fu.

Em quase trinta anos de experiência na arte marcial, Alencastre possui uma coleção de títulos em competições deste esporte. Os últimos troféus foram conquistados no V Campeonato Brasileiro CBSANDA, onde sagrou-se  Campeão nas categorias Mãos Livres, Armas Longas e Tai-Chi, este último conquistado pela segunda vez consecutiva. “Como adepto do esporte há muitos anos, conheço bem os benefícios desta arte milenar que ajuda o praticante a conseguir reflexos mais apurados, disciplina, condicionamento físico e equilíbrio mental, reduzindo o risco do surgimento e avanço de doenças ligadas ao sedentarismo”, disse Alencastre.

O projeto pretende iniciar 40 alunos na prática do Kung Fu, todas as vagas já foram preenchidas, no entanto há uma lista de espera disponível na Secretaria de Registros Acadêmicos para o caso de haver desistências. Serão ao todo vinte aulas, além de aprender o Kung Fu, os alunos irão apreender noções básicas da cultura e da língua chinesa. Ao final das aulas, o aluno poderá ser graduado com a 1ª faixa de graduação do Kung-Fu.

As aulas serão realizadas na quadra de esportes coberta, nas quartas-feiras, às 14h. Os estudantes selecionados receberão apostilas e uma camisa do projeto. Mais informações com o responsável Alencastre Honório Moura pelo e-mail: alencastre.moura@ifbaiano.edu.br.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas