23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Seis brasileiros concentram a mesma riqueza que metade mais pobre da população

Pesquisa mostra que 1% da população, os super ricos, recebem o equivalente a 228 salários mínimos por mês, ou seja, o que um trabalhador recebem em 19 anos seguindo

Mais Lidas

Segundo os estudos sobre desigualdade social, realizada pela Oxfam, as seis pessoas mais ricas no Brasil concentram a mesma riqueza que metade da população brasileira, ou seja, o equivalente a 100 milhões de pessoas.

De acordo informações do El País, se os seis bilionários gastassem um milhão de reais por dia, juntos, levariam 36 anos para esgotar todo o patrimônio. Além disso, a pesquisa mostra que 1% da população, os super ricos, recebem o equivalente a 228 salários mínimos por mês, ou seja, o que um trabalhador recebem em 19 anos seguidos.

Segundo Katia Maia, diretora executiva da Oxfam e coordenadora da pesquisa, o Brasil chegou a avançar rumo à correção da desigualdade nos últimos anos, por meio de programas sociais como o Bolsa Família, mas ainda está muito distante de ser um país que enfrenta a desigualdade como prioridade.

Katia, explica que não é somente aumentar a inclusão dos mais pobres que soluciona o problema. “Na base da pirâmide houve inclusão nos últimos anos, mas a questão é o topo”, diz. “Ampliar a base é importante, mas existe um limite. E se você não redistribui o que tem no topo, chega um momento em que não tem como ampliar a base”, afirma.

De acordo a opinião da Coordenadora, são necessárias mudanças na reforma tributária. “França e Espanha, por exemplo, têm mais impostos do que o Brasil. Mas a nossa tributação está focada nos mais pobres e na classe média”, explica ela. “Precisamos de uma tributação justa. Rever nosso imposto de renda, acabar com os paraísos fiscais e cobrar tributo sobre dividendos”.

 

Vejam as seis pessoas mais ricas do Brasil

Reprodução
Ermirio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim)
Reprodução
Marcel Herrmann Telles (AB Inbev)
Reprodução
Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev)
Reprodução
Joseph Safra (Banco Safra)
Reprodução
Eduardo Saverin (Facebook)
Reprodução
Jorge Paulo Lemann (AB Inbev)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas