23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Primeiro dia do Enem tem 30,2% de abstenções, diz Inep

Pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.  Ainda houve dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e foram eliminadas

Mais Lidas

Dos 6,73 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas. Segundo a Agência Brasil, esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência.

Ainda foram registradas 273 eliminações no primeiro dia, sendo 264 por descumprimento de regras gerais do edital e nove após serem flagradas com algum equipamento identificado pelos detectores de metais.

Até agora, nesta edição, não foi identificado nenhum participante que estivesse usando ponto eletrônico. Apenas uma pessoa utilizava fone de ouvido e foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, na noite deste domingo (5).

Pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.  Ainda houve dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e foram eliminadas. Um candidato foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas foi autorizado a concluir a prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, duas turmas não conseguiram concluir a prova por falta de energia:  uma em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO). Os candidatos terão que refazer a prova em dezembro e não serão prejudicados.

De acordo com o instituto, o participante isento de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não compareceu às provas e deixar de justificar essa ausência do sistema de inscrição do Enem 2018, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas